Jardim da Serra

Uma Quinta na origem do nome…

O topónimo “Jardim da Serra” está intimamente ligado a um dos ex-libris desta freguesia serrana do concelho de Câmara de Lobos. Falamos da Quinta do Jardim da Serra, ou Quinta da Serra, outrora pertença de Henri Veitch. Este comerciante escocês mandou construir no “lugar da serra” da, então, freguesia do Estreito um espaço para descanso, tendo ali criado um sumptuoso jardim, o qual passou a ser conhecido por “Jardim da Serra” e que mais tarde viria a dar o nome ao sítio e, consequentemente, à freguesia.

Henry Veitch, que também foi cônsul inglês, deixou obra de vulto na Região. Este era natural de Selkirk, Escócia, onde nasceu no dia 2 de Julho de 1782, tendo falecido no Funchal a 7 de Agosto de 1857, onde haveria de ficar sepultado no cemitério inglês, pese o facto da tradição o dar como sepultado, juntamente com um seu cão, que tanto amava, no mausoléu, ainda hoje existente, mandado construir por sua mulher na quinta do Jardim da Serra.

Hoje, a quinta é uma sofisticada unidade hoteleira. A antiga casa senhorial foi restaurada, mantendo os traços arquitectónicos originais.

Como votou a população nas últimas Autárquicas?

  • PPD/PSD
  • PS
  • CDS-PP
  • PCP-PEV
  • MPT
  • PDR
  • BE
  • PTP

Subindo do Estreito de Câmara de Lobos, em direcção ao arvoredo das montanhas, vamos alcançar a freguesia do Jardim da Serra, parte integrante do concelho de Câmara de Lobos. São curvas deixadas para trás, à medida que nos aproximamos do centro da freguesia, que depois da chegada da Via Expresso, parece estar mais próxima do centro do concelho.

O desenvolvimento e o progresso trouxeram-lhe mais qualidade de vida. Olhando em volta, facilmente nos apercebemos de que a actividade que por ali domina o quotidiano das gentes é a agricultura, com especial destaque para a fruticultura, com a produção de pêros e de cerejas, que ainda assim passa por uma fase de instabilidade no tocante à produção. Estudam-se formas de combater este problema.

Ainda assim, quem por ali passa em meados de Março/ Abril, não pode ficar indiferente ao espectáculo que é assistir ao desabrochar das suas flores. Um manto branco parece cobrir cada galho. É por essa altura, normalmente nas proximidades da Páscoa, que se realiza uma prova de atletismo denominada ‘Cross das cerejeiras em flor’, cuja primeira edição remonta ao ano de 1990, bem como a mais recente ‘Rota das Cerejeiras em Flor’.

E dali a uns dias é o espectáculo passa a ser outro. Muda-se o tema: e nascem as cerejas. O vermelho, mais negro à medida que o tempo passa e que o fruto amadurece, chama as gentes para a colheita, na ânsia de contrabalançar uma economia pobre e que, em muitos casos, obriga a privações ao longo do ano. E é a Festa da Cereja o ponto alto.

Ainda que o cultivo da cereja seja uma das actividades mais importantes para as gentes desta freguesia, não podemos esquecer que a cultura da batata, da cebola, da couve e de outras hortaliças afigura-se como outra forma dos agricultores obterem rendimentos.

Mas esta incursão pela freguesia do Jardim da Serra não ficaria completa se não recomendássemos uma visita ao miradouro da Boca da Corrida e da Boca dos Namorados. A Boca da Corrida situa-se a mais de 1200 metros de altitude, e era um ponto de passagem obrigatória para os romeiros que iam para as festas do Senhor Bom Jesus da Ponta Delgada ou da Nossa Senhora do Rosário, em São Vicente. No ano de 1999 foi ali edificada a Capela de São Cristóvão. A Boca dos Namorados é outro soberbo miradouro, de onde podemos avistar o Curral das Freiras e o Funchal.

Há alguns passeios a pé que se podem iniciar nesta freguesia, com especial destaque para o que liga a Boca da Corrida ao Curral das Freiras, passando pelo Pico Grande; e o que liga a Boca da Corrida à Encumeada.

Na história se fixa o passado

A freguesia do Jardim da Serra é a mais recente freguesia do concelho de Câmara de Lobos e da Região. A 4 de Julho de 1996, numa área e população correspondente à paróquia de São Tiago, era, então, criada esta freguesia. Como evidencia o Decreto Legislativo Regional n.º 11/96/M, de 21 de Maio de 1996: “A parte da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos onde está implantada a paróquia de São Tiago tem-se evidenciado pelo seu desenvolvimento e progresso, alicerçando em razões de natureza geográfica, demográfica, económica e cultural”.

Possuindo uma área de cerca de 7,14 quilómetros quadrados e uma população de cerca de 3.300 habitantes, segundo os sensos de 2011 (menos 400 habitantes do que em 2001), esta freguesia tem como limites a Sul e Leste o Estreito de Câmara de Lobos, a Norte a Serra de Água e o Curral das Freiras e a Oeste as freguesias do Estreito e do Campanário.

Toda esta extensão divide-se pelos sítios do Marco e Fonte da Pedra, Corrida; Achada; Chote; Pomar Novo; Jardim da Serra; Luzirão; Fonte Frade; zona norte do sítio do Foro e zonas norte das Romeiras e do Cabo do Podão.