Arrancam esta semana as obras de recuperação e requalificação da vereda do Pico da Cova, que serve de ligação entre a Capela de Nossa Senhora de Fátima e o sítio dos Cardais de Baixo, na freguesia de São Vicente.
O projecto, que conta com financiamento do PRODERAM 2020, tem um custo total de 140 mil euros, contemplando, além das intervenções acima referidas, a recuperação de dois troços da Levada Nova, que acompanha a vereda, a recuperação do caminho de acesso à capela para fins turísticos, bem como a criação de um miradouro no sítio dos Cardais.
De acordo com Conceição Pestana, tanto a vereda como a levada são de extrema importância para o acesso e para a beneficiação de vários terrenos agrícolas de mais de quinze agricultores, maioritariamente dedicados ao cultivo da vinha.
Com um prazo de execução de 12 meses, estas obras, ao longo de perto de quatro quilómetros, vão implicar a limpeza/desmatação e recuperação total das veredas em questão, a colocação de guardas de protecção, bem como a intervenção em pontos especiais que necessitam de trabalhos mais profundos, nomeadamente a construção de pontes metálicas, para a transposição de linhas de água, ou muros de contenção de terras em pedra aparelhada, estes últimos de modo a evitar futuros escorregamentos de terras.
No caso da vereda de acesso à capela, que durante muitos anos foi a única ligação a este local e que hoje tem uma relevante importância turística para o concelho, será feita a pavimentação com betão e acabamento em lajeado basáltico, permitindo o seu melhor enquadramento paisagístico.
No miradouro a construir na secção final da vereda, serão colocados mesas e bancos, tornando-o numa zona de convívio, com uma vista muito particular.
Refira-se que, num futuro próximo, há intenção da presidente da Junta em dotar estas veredas de sinalética adequada, permitindo a criação de um roteiro turístico com um percurso recomendado.