150 fregueses da Fajã da Ovelha já estão inscritos na campanha de entrega de bisalhos que a autarquia está a promover como forma de impulsionar o “desenvolvimento rural” e potenciar o “melhoramento da economia familiar”, conforme o presidente da Junta fez saber no dia do lançamento desta invulgar acção. Esta manhã, ao DIÁRIO, Gabriel Neto, disse estar “surpreendido com o número de pessoas que aderiram à iniciativa”, sobretudo pelo facto de muitos acharem ser uma ideia era estapafúrdia, observou precisamente no dia em que terminam as inscrições.
Ao todo a Junta pretende fazer chegar “mil bisalhos” como forma de ajuda às famílias da localidade. Para beneficiar do apoio basta que seja residente na freguesia e se inscreva até ao final do dia de hoje justamente por ser dia útil, fazendo chegar vontade em criar galinhas e esperar que seja contemplado, uma vez que o número de aves a distribuir serão mediante o número de candidatos.
Gabriel Neto volta a frisar que a autarquia “tem de dar o exemplo”, dando passos na “dinamização e desenvolvimento a localidade”. Ora, nada melhor, diz, do que “garantir alguma poupança no orçamento familiar” ao mesmo que tempo que podem “produzir carne e ovos para o próprio consumo e assim saber o que estamos a comer”.
O autarca eleito pelo CDS/PP não esquece as tradições, recordando que “no passado, nas zonas rurais, cada família produzia o seu próprio alimento e não havia família que não tivesse galinhas, uma actividade que ao longo do tempo se foi perdendo”.