Procurando reavivar e manter as tradições da freguesia, a Casa do Povo de São Roque do Faial organiza, amanhã, dia 14 de Janeiro, véspera de Santo Amaro, o ‘Varrer dos Armários’. Esta actividade está a cargo do Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’ da referida Casa do Povo.
Depois de largos anos sem cumprir com esta tradição, foi há 13 anos que a Casa do Povo resolveu reactivar o hábito de visitar algumas casas da localidade no dia 14 de Janeiro com o intuito de visitar as lapinhas. Como as pessoas das casas visitadas gostaram da iniciativa, a Casa do Povo passou a incluir no seu Plano de Actividades o ‘Varrer dos Armários’ de modo a reavivar esta tradição. Refira-se que antigamente, conforme fez saber a Casa do Povo em comunicado, era por altura do Santo Amaro que se davam por terminadas as festividades natalícias.
Conscientes da relevância desta tradição, alguns elementos do referido grupo musical têm procurado, ano após ano, dar ainda mais destaque a esta iniciativa. Veja-se, por exemplo, o empenho de Natividade Abreu que, na composição de uma letra e música próprias para esta celebração, não deixou de incluir as particularidades da localidade e dos seus costumes.
Uma curiosidade prende-se com o facto de um dos membros do grupo ir com vestes imitando o Santo Amaro. A vassoura e a pá são também levadas pelo grupo de modo a simbolizar o varrer dos armários.
A visita às casas iniciar-se-á por volta das 19 horas em Santana. Serão, também, visitadas algumas casas nas freguesias do Faial.