Está oficializado o apoio concedido pela Câmara Municipal da Ribeira Brava aos Bombeiros e às Juntas de Freguesia do concelho. No total o valor ascende os 380 mil euros cabendo às quatro juntas um pouco mais de 200 mil euros, divididos entre apoio financeiro, celebração de contratos e cedência de material de construção civil.
Ricardo Nascimento afirma que “estes apoios são uma forma de valorizar o trabalho de proximidade que as Juntas desenvolvem no seu dia-a-dia e com base nessa valorização, duplicamos este ano os valores relativamente a anos anteriores”.
A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, oportunidade para os presidentes de Junta aplaudirem a celebração dos protocolos e congratularem-se com as medidas criadas pelo autarca Ricardo Nascimento que tem sido sensível às dificuldades sentidas pelas Juntas para dar resposta aos pedidos da população.
Criticam as “verbas irrisórias” que recebem do Orçamento do Estado e sentem-se, muitas vezes de ‘mãos atadas’, sem meios para desenvolver pequenas obras importantes para o bem-estar das pessoas.
Albertina Ferreira, presidente da Junta da Serra de Água, olha para esta parceria como uma forma de obter “mais autonomia para a realização de obras de proximidade”, podendo ajudar as pessoas de forma célere e sempre que tal se justifique.
Já David Sousa, responsável pela Junta do Campanário, diz que esta é a única forma de poder “as- sumir os compromissos com a população, já que de outra forma, “não há verbas suficientes para o que é preciso fazer”.
A mesma queixa é manifestada por Marco Martins. O presidente da Junta da Ribeira Brava diz que apesar da competência, as Juntas não têm capacidade financeira para trabalhar e há uma série de obras que é preciso dar resposta, como a manutenção de veredas e a colocação de varandins.
Por parte da Tabua, Inácio Corte fala numa freguesia com carências económicas e com muitos caminhos agrícolas a necessitar de intervenção, pelo que este e outros apoios são bem-vindos e nunca são demais para o trabalho que tem de ser feito.