Hoje, a Madeira recebeu pela primeira vez o ‘Plogging’. A iniciativa teve como ‘palco’ o Caniço, sendo esta uma modalidade desportiva/ecológica, cujo conceito nasceu na Suécia e traduz-se na prática de corrida ou caminhada e recolha de lixo em simultâneo, tendo como objectivo a sensibilização da população para as atitudes do quotidiano que aparentemente inofensivas são bastante nocivas ao ambiente.
Esta foi uma iniciativa levada a cabo pela EB1/ PE do Caniço, a primeira escola do primeiro ciclo a ser galardoada pela DGPM, com a Bandeira Azul na Região, no âmbito do Programa de Literacia e Cultura Marítima da DRE, com o Projecto Escola ‘Caniço Azul … o desafio!’, onde o objectivo era consciencializar a população para a problemática da poluição marinha e a responsabilidade no processo de resolução.
Em relação aos resultados, todos ficaram perplexos e indignados pelo facto de as beatas serem uma realidade infestante. O plástico, latas e as palhinhas também ‘marcaram presença’ de forma significativa.
Foram duas horas de recolha, em pouco mais de cinco quilómetros e cerca de 25 participantes.Esta iniciativa contou com a parceria e o apoio da Junta de Freguesia do Caniço e da Associação Desportiva GaloMar.