A manhã do último sábado na Praia Formosa ficou marcada por uma corrida no Calhau. Uma prova lúdica que juntou 35 participantes, num percurso que teve início no Túnel da Doca do Cavacas e que levou os atletas a correr junto ao mar. Uma iniciativa que, devido à pandemia, nesta primeira edição teve um número limitado de participantes.
A Corrida no Calhau foi organizada pela Escola de Futebol João Inácio, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, Frente Mar Funchal e Junta de Freguesia de São Martinho.
João Inácio, responsável pelo clube organizador, realça que este tipo de iniciativas servem acima de tudo para “lembrar que a actividade física pode ser praticada em qualquer lugar, independentemente de ser nas nossas serras, levadas, na estrada, jardins ou, como neste caso, pode ser praticada nas magníficas praias que a Madeira tem”. Para este dirigente desportivo que também é treinador e professor de educação física, o principal é “fomentar a prática da actividade física”.
Duarte Caldeira Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, uma das entidades que apadrinhou a iniciativa, sublinha que “a Praia Formosa, pela sua dimensão, tem todas as condições para ser palco de iniciativas lúdicas e desportivas inovadoras”. O autarca lembra que São Martinho “está sempre de braços abertos para receber este tipo de iniciativas”. Duarte Caldeira Ferreira realça ainda que a Praia Formosa é um dos “principais recintos desportivos da Madeira” e que deve ser aproveitada nesse contexto visto ser “um local aprazível para todos os que gostam de se sentir ativos”.
Quanto à classificação desta “Corrida no Calhau” a vitória em masculinos foi de Edwin Nunes enquanto Luisa Ramos classificou-se em primeiro nos femininos.