

A Casa do Povo da Ponta do Pargo realiza hoje a cerimónia de tomada de posse dos seus órgãos sociais para o triénio 2026-2029, num ano particularmente simbólico para a instituição, que assinala 30 anos de fundação.
Criada a 11 de Junho de 1996, a Casa do Povo da Ponta do Pargo completa este ano três décadas de actividade ao serviço da comunidade, com um percurso marcado pela promoção social, cultural e comunitária na freguesia e no concelho da Calheta.
A cerimónia tem início às 16 horas, com a celebração de missa na Igreja Paroquial da Ponta do Pargo, seguindo-se, a partir das 17 horas, o acto oficial no Salão Nobre do Centro Cívico da Ponta do Pargo. A sessão contará com a presença do Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel.
Tomam posse a presidente da Mesa da Assembleia Geral, Maria do Rosário Gouveia Abreu de Gouveia, as secretárias da Mesa, Teresa Maria de Gouveia e Inês Carina Pereira Faria, o presidente da Direcção, Paulo Jorge Freitas Veloso, a secretária da Direcção, Fátima Canada Pombo, e o tesoureiro, João Evangelista da Silva Pita.
Integram ainda os órgãos sociais o presidente do Conselho Fiscal, José Hélder Fernandes Gonçalves, e as vogais Dina Paula Lourenço Gonçalves e Rosa Maria Ornelas Jardim.
Ao longo dos seus 30 anos de existência, a Casa do Povo da Ponta do Pargo foi presidida por Jaime Andrade, entre 1996 e 2002, João Paulo Câmara, de 2002 a 2005, Rosário Gouveia, de 2005 a 2014, João Pita, de 2014 a 2017, e Alcindo Andrade, que liderou a instituição desde 2017 até 2026.
A tomada de posse de hoje marca o início de um novo ciclo na vida da instituição. A animação estará a cargo do Grupo de Folclore da Calheta.