A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos recebe entre os dias 12 e 16 de Maio cerca de 40 especialistas na Educação de Adultos, docentes e aprendentes adultos, no âmbito do programa Erasmus+ Ação KA121 Adultos.
Esta mobilidade internacional insere-se num projeto de intercâmbio de boas práticas em educação de adultos, envolvendo parceiros de vários países europeus. Durante a semana, os participantes irão partilhar experiências, observar metodologias de ensino em contexto real e participar em atividades culturais e formativas com a comunidade educativa local.
O programa inclui visitas pedagógicas a diferentes instituições, com destaque para o Centro Social e Paroquial de Santa Cecília e a Universidade Sénior da Casa do Povo de Câmara de Lobos, sessões de trabalho colaborativo, workshops temáticos e visitas culturais, promovendo assim inclusão, a cidadania ativa e a aprendizagem ao longo da vida.
Durante a semana decorre também no dia 15 de maio, pelas 9H00 no Museu de imprensa da Madeira em Câmara de Lobos a Conferência Internacional, denominada a “Educação de Adultos na Europa: o Equilíbrio Social e o Bem-Estar Individual”, organizada pela Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, em parceria com a APEFA – Delegação da Madeira.
O evento reunirá cerca de 7 participantes de seis países europeus, e servirá para refletir sobre o papel da educação de adultos na promoção da inclusão social, do bem-estar individual e do desenvolvimento ao longo da vida.
O destaque da conferência vai para a intervenção de abertura de Balázs Németh, especialista húngaro em educação de adultos, que abordará a importância da construção de ecossistemas de aprendizagem contínua. O programa inclui ainda painéis temáticos, partilha de boas práticas e testemunhos de educadores e formandos da Estónia, Itália, Eslováquia, Espanha e Portugal.
Este encontro será validado pela DRE para a progressão na carreira docente e também se insere na estratégia de internacionalização da escola visando reforçar o compromisso com a qualificação dos seus profissionais e com o papel transformador da educação de adultos na sociedade contemporânea.