Freguesia de São Jorge, tradições, festas e romarias, que já vêm do tempo dos nossos antepassados e que a maioria se mantém até aos dias de hoje.
Por altura do Natal, temos a azáfama da típica matança do porco, os cheiros e as iguarias típicos da época, a preparação da carne de vinha d` alhos e da carne da noite (iguaria típica da nossa freguesia), o aroma das verduras frescas que embelezam o presépio e o fumo a sair das chaminés. Tudo isto, para acolher os familiares e amigos.
Com a chegada da Páscoa, os campos em socalcos nos presenteiam com variedades de cores e de flores silvestres, as quais embelezam também as nossas casas para a visita pascal. Momento este, vivido com muita alegria, junto com a família e amigos.
Em Junho, a festa de São Pedro abre as portas às festividades de Verão e à chegada dos nossos imigrantes, sedentos de vivenciar as tradições e costumes. Em Agosto a festa continua na freguesia e arredores. Onde o nosso padroeiro é adorado e aclamado pelos nossos fregueses e devotos, com muita alegria e boa disposição.
Em São Jorge, no final do Verão celebramos ainda o Setembro, por altura do tradicional arraial do Senhor Bom Jesus da Ponta Delgada, no Miradouro da Beira da Quinta, tradição antiga, porém vivida de forma mais subtil nos nossos dias. No mês de Novembro celebramos ainda o dia de São Martinho e o Pão-por-Deus. Sendo que as castanhas e o vinho novo são a atracão principal e os bons momentos de convívio aquecem a alma e o corpo.
Na nossa freguesia procuramos preservar e manter vivos os usos e costumes das nossas gentes, vivendo-os no presente e de forma a perpetuá-los.
Nélio Jardim