A Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através do CDISA Quinta Leonor, levou a efeito no passado domingo, dia 29, a IV.ª Edição do Roteiro das Cerejeiras em Flor.
O roteiro, com uma extensão de cerca de 3,5 Km e com um desnível de 300 metros, consistiu num passeio, entre as cerejeiras, por veredas, estradas e caminhos da freguesia.
Participaram neste evento 120 pessoas. Ao longo do percurso, os participantes tiveram a oportunidade de contemplar o espectáculo natural das cerejeiras em flor que, embora não estivessem na sua máxima floração, contagiam sempre pela sua beleza. Além disso, ficaram também a conhecer alguns aspectos da botânica, da toponímia e da história local.
Dado que a Organização das Nações Unidas estabeleceu que a próxima década terá a água como tema de investigação, de reflexão e de acção e tendo em conta a importância vital da água, a organização do Roteiro das Cerejeiras em Flor decidiu associá-lo à «Water Action Decade 2018-2028». Além da flor de cerejeira, a água foi, pois, um tema presente ao longo do percurso. Em cada ribeira, poço ou nascente, existente dentro do roteiro, foi colocado um pequeno cartaz com uma mensagem relativa à água da autoria de pensadores, de poetas e do Livro do Génesis.
O passeio terminou com um convívio nas instalações da antiga Escola do Jardim da Serra, por volta das 17 horas e 30 minutos, onde foi servido um chá aos participantes. Seguiu-se um momento de animação, com ‘Músicas para uma Tarde de Primavera’, que foi dinamizado pelo artista J. Ferreira. A Junta de Freguesia/CDISA Quinta Leonor agradece a todas as pessoas que participaram nesta iniciativa.