Ana Luísa Freitas
Ana Luísa Freitas
É principalmente no mês de julho que Santana veste a indumentária de festa… há muita cor, música, folclore, bandas filarmónicas, barracas de comes e bebes, ruas apinhadas de gente, e alegria.
Aqui, é altura mais quente do ano. Os dias têm aquele encanto de um céu pintado de azul intenso que contrasta com a imensidão do verde dos campos e da floresta laurissilva, com as cores das hortênsias e do massaroco. A cidade rural com esta roupagem tem outra magia. Chegam também os emigrantes maioritariamente de França e Inglaterra, com saudades da terra que os viu nascer e crescer.
É o mês dos arraiais. Tudo começa com o cartaz das 24h a bailar, edição que agora teve lugar nos dias sete e oito. São milhares de madeirenses que até aqui se deslocam para assistir ao desfile e atuação de muitos grupos folclóricos, para ouvir muita música, bailar e divertir-se. Os cenários dos palcos têm sempre a excelente marca de criatividade e orientação de João Egídio Rodrigues -Secretaria Regional da Agricultura e Pescas (Direção Regional da Agricultura).
Na semana de 20 a 27 será assinalada uma nova edição da Mostra Gastronómica de Santana. Ali, junto aos paços do concelho ficará o palco que terá entre outras atuações, os UHF (21 de Julho)e o fadista português – Camané (25 de julho).
Antes dos UHF, e a abrir a noite atuarão os Stratus, banda local com reconhecido mérito a nível regional. São muitos os Stands representativos dos restaurantes do concelho que aproveitam a praça da cidade para divulgar as iguarias locais e a cozinha tradicional madeirense. Nesta esplanada gigante o ambiente é sempre de muita festa e animação. Esta iniciativa anual do município pretende contribuir para a valorização da gastronomia local. O cartaz do evento anuncia diferentes noites temáticas- noite pop rock, noite jazz, noite fado, noite dos anos 80 e noite tradicional.
No último fim de semana do mês, comemora-se a festa religiosa da padroeira local- Festa da Senhora Santana- e, no fim de semana seguinte, terminam os arraiais locais com a festa em honra do Senhor do Santíssimo Sacramento. Nas festas religiosas, os populares com gosto e dedicação, elaboram extensos tapetes de flores multicolores nas ruas por onde passa a procissão. Há folclore, Banda filarmónica, muitas barraquinhas e bebidas, churros, algodão doce, bolo do caco, e, no ar um cheiro a espetada e frango no churrasco. Muita animação, convívio e boa disposição marcam estas festas de verão em Santana.