Teve início ontem a debulha do trigo no Porto Moniz, uma acção que acontece de há 12 anos a esta parte por iniciativa da Câmara Municipal, que adquiriu para o efeito uma debulhadora e que, todos os anos, disponibiliza os meios humanos e materiais necessários para o seu normal funcionamento.
É, pois, no sítio dos Lamaceiros, mais precisamente no Caminho das Travessas, que até à próxima sexta-feira os agricultoresdo Porto Moniz poderão debulhar o trigo colhido este ano, sem custos acrescidos. E a procura é sempre significativa.
Entendida como uma forma de promover a cultura dos cereais, esta iniciativa visa, acima de tudo, apoiar a revitalização e assegurar a continuidade do sector primário, de resto, um dos pilares essenciais do actual executivo camarário.
Note-se que todo o processo é efetuado pelos funcionários, tendo o agricultor apenas que recolher o desperdício, que é depois aproveitado para outros fins agrícolas, nomeadamente como o fertilizante.
A moagem de trigo, em plena rua, e a meio de uma estrada devidamente fechada e sinalizada para o efeito, tem despertado a curiosidade, não apenas de vários turistas que por ali passam, mas também de vários munícipes.