Foi apresentado hoje, na Loja do Munícipe, no Caniço, o Torneio Nacional de Basquetebol ‘Cidade do Caniço 2018’, que decorrerá nas Freguesias do Caniço e Santa Cruz entre amanhã e sábado.
Joaquim Pereira, director técnico do Clube Desportivo Escola Francisco Franco, parceiro desta iniciativa, fez questão de salientar que “é um enorme prazer realizar um dos nossos torneios nacionais na cidade do Caniço”, respondendo, desta forma, ao convite e desafio que lhe foi lançado pela Junta de Freguesia do Caniço.
De resto, Milton Teixeira, realça o facto desta ser uma forma de enaltecer a dinâmica que o clube tem tido nos últimos anos, levando a modalidade de basquetebol a várias localidades na Região, “mostrando, de igual modo, o excelente trabalho que tem realizado nos seus escalões de formação, sendo, neste momento, o clube da regional que mais equipas leva às fases finais dos campeonatos nacionais”, frisou o presidente da Junta do Caniço, devendo, na sua opinião, o Caniço sentir-se honrado com a aceitação do convite.
O torneio mobilizará cerca de 250 jovens, contando com a vinda de 4 clubes oriundos do continente (Galitos de Aveiro, CLIP – Porto, Escola Diogo Cão e BVCR – Vila Real), e 30 colaboradores que darão apoio logístico ao torneio. Os jogos serão realizados nos pavilhões de Santa Cruz e do Caniço, localidades onde os atletas pernoitarão em instituições públicas.
O autarca do Caniço fez questão de referir as notórias diferenças em termos da dinâmica desportiva da freguesia, com a realização do primeiro circuito de ciclismo, primeiro circuito de atletismo, bem como o torneio internacional de Squash da Madeira, que ocorre daqui a uns dias. Sendo motivo para maior satisfação, de acordo com o próprio, o facto de terem conseguido reunir um conjunto de parceiros, fazendo com que estas actividades não representem um esforço financeiro para a Junta.
Note-se que a Junta conta, nestas iniciativas, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz, representada pelo vereador com o pelouro do desporto, a quem coube referir que “é com satisfação que Câmara assegura aos participantes condições para poderem participar no torneio, nomeadamente no que concerne ao transporte, ao alojamento e à alimentação dos atletas”, salientou. Jaime Silva aproveitou a oportunidade para lamentar “a forma irracional como algumas instituições públicas do município e da Região não se tenham querido envolver neste projeto, apresentando argumentos que deixam nas entrelinhas que não querem ter maçada”, disse, deixando em aberto a possibilidade do Clube receber, de futuro, o apoio da Câmara de Santa Cruz, ao abrigo do regulamento de apoio ao associativismo em vigor.
Na apresentação estiveram presentes o Diretor Regional do Desporto, David Gomes; a presidente da Associação de Basquetebol da Madeira, Sandra Reinold; o vereador da Câmara Municipal de Santa Cruz com o pelouro do Desporto, Jaime Silva; bem como o presidente da Junta de Freguesia do Caniço, Milton Teixeira e o director técnico do Clube Desportivo Escola Francisco Franco, Joaquim Pereira.