• Machico
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Actividades visam sensibilizar os formandos para a defesa do património
13 Novembro, 2018
Exposição de Meninos Jesus, em Machico
10 Dezembro, 2018

Universidade Sénior comemora 10 anos

21 Novembro, 2018 às 12:37

A Universidade Sénior de Machico assinala 10 anos na próxima terça-feira, dia 27 de Novembro, aniversário que será comemorado com um conjunto diversificado de iniciativas.

As celebrações terão início no domingo, dia 25, com a celebração de uma missa, às 9 horas, na Igreja Matriz de Machico, cantada pela Tuna da Universidade Sénior. À tarde, pelas 18h30, haverá um espectáculo de fados, com a fadista Paula Barroso, acompanhada por alguns fadistas regionais, na Sala de Actividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico.

Para o início da próxima semana, segunda-feira, está agendado para as 14h30,  no mesmo espaço uma sessão comemorativa subordinada ao tema ’10 anos de Envelhecimento Activo’, seguindo-se a palestra ‘Os Museus como Promotores de Bem-Estar nos Adultos Seniores’, proferida por José António Campos. O dia encerra com a tertúlia ‘Rugas com História e Memória. A Universidade Sénior de Machico como Espaço de Partilha e Preservação de Vivências’, moderada pela jornalista Luísa Gonçalves.

Terça-feira, dia do aniversário, terá lugar um passeio pela Ilha, visitando alguns dos locais mais emblemáticos da Região, com almoço e muita animação no restaurante Casa de Chá do Faial.

Refira-se que a Universidade Sénior de Machico é um projecto da Junta de Freguesia local, com o objectivo de responder às reais necessidades dos seniores machiquenses, oferecendo diversas actividades com o intuito de proporcionar um envelhecimento activo e saudável. Neste âmbito, esta instituição procura organizar e criar, regularmente, actividades culturais, recreativas e de convívio, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população com mais idade. Este projecto, sem fins lucrativos, conta com professores, formadores e animadores, em regime de voluntariado, para a execução das actividades.

Ano após ano, o número de alunos tem vindo a crescer, tornando a Universidade Sénior de Machico na 13.ª maior do país. Actualmente, conta com 502 inscritos, dos quais 200 se encontram activos e a frequentar as diversas actividades. Note-se que este projecto, que integra a Rede de Universidades da Terceira Idade, tem procurado fomentar o convívio e promover a participação cívica dos seniores, em especial, depois da reforma.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

CMM

19 Março, 2026

Apoio de 150 mil euros para recuperação urgente Igreja Matriz


Ler mais
17 Março, 2026

EBSM recebeu palestra da DataMentors e apresentou robôs Semilha e Sissi


Ler mais
2 Março, 2026

Livro ‘Rosa dos Ventos Poéticos’ apresentado em Machico


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Junta de Benfica abre portas à Ribeira Brava
  • Junta de Benfica abre portas à Ribeira Brava
  • Imaculado acolhe sede da delegação regional da ANAFRE
  • Junta de Santo António alargar horário
  • Presidente da Anafre pede reforço de competências para autarquias na Madeira
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.