Já está quase tudo preparado para uma das maiores festas de Inverno da Região e uma das mais importantes da costa Norte: o arraial de Santo Antão, padroeiro do Seixal.
É pois a 18, 19 e 20 deste mês que as atenções se centram nesta freguesia do concelho do Porto Moniz, onde não vai faltar a animação e as tradicionais barracas de comes e bebes.
Como habitualmente acontece, a festa é da responsabilidade de um grupo de 8 encarregados naturais ou com ligação ao Seixal, que têm a seu cargo toda logística, desde recolha e angariação de verbas, animação e policiamento. Os gastos são sempre em função das receitas, conforme nos revelou Lino Conceição, um dos encarregados deste ano, salientando que “os festeiros são todas as pessoas do Seixal, pois são elas que contribuem com as verbas para a festa”, refere, embora a maior parcela provenha da venda de rifas cujo sorteio, a ter lugar no dia 20, a partir das 20 horas, é já um dos grandes momentos desta festa. Juntam-se os apoios da Paróquia e da Câmara Municipal do Porto Moniz. No que toca a despesas, a maior fatia fica entregue à animação e à decoração.
Animação para vários gostos
Da música tradicional aos ritmos mais modernos, há animação para todos os gostos ao longo dos três dias de festa. No dia 18, sexta-feira, o Dj Paul Felix dita as sonoridades entre as 20 e as 22 horas, retomando a partir da meia-noite até às 6 da manhã. No entretanto, das 22 horas à meia-noite toma conta do palco Álvaro Florença.
No sábado, dia 19, a Banda do Arco dá a partida para mais um dia de arraial, isto a partir das 11h30, seguindo-se a tradicional girândola ao meio-dia. Bryan Wilson e John D’Luka impõem o seu ritmo entre as 23h30 e as 2h30 da madrugada. Ainda assim, a música continua pela noite dentro até às 6 da manhã. Refira-se que na componente religiosa destaca-se a novena às 20 horas.
No último dia de festa, domingo, a missa tem lugar às 15 horas, seguida de procissão, com a animação a ficar a cargo, uma vez mais, da Banda do Arco. Nota, ainda, para a actuação do grupo regional ‘Secapipas’, a partir das 20 horas.