Decorreu em Lisboa, nos dias 8 e 9 de Janeiro, a Mostra Nacional da 15.ª Edição do Prémio Ilídio Pinho “Ciência na Escola”. A EB1/PE/C de Santana esteve presente com o projecto “Enferbot” tendo sido distinguido com uma menção honrosa no segundo escalão.
A escola fez-se representar pelas coordenadoras do projecto Lisandra Tavares e Olga Magalhães, bem como pela directora Adélia Santos, que receberam o prémio das mãos do Engenheiro Ilídio Pinho e do Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues.
O projecto premiado foi desenvolvido no ano transacto pelos alunos do terceiro ano, actualmente no quarto ano, do 1.º Ciclo e resultou na construção de um robô com a capacidade de pesar, medir a altura, bem como a pressão arterial de indivíduo. Após a conjugação destes valores o robô emitia um conselho relativo à saúde do mesmo. As t-shirts interactivas foram também uma componente importante do projecto, bem como o bolo confeccionado com stévia, um substituto natural de açúcar.
No âmbito deste projecto os alunos dinamizaram e participaram em diversas actividades que envolveram toda a comunidade de Santana. Estas tiveram como objectivo primordial sensibilizar para a prática de hábitos saudáveis, através das aprendizagens efectuadas pelos alunos ao longo do desenvolvimento deste projecto. Entre as diversas actividades desenvolvidas, destaque-se a organização da Feira da Saúde de Santana, bem como a Color Run. De salientar que esta última teve uma vertente solidária, uma vez que a verba angariada reverteu a favor da Associação de Paralisia Cerebral da Madeira.
Esta distinção premeia assim todo o trabalho desenvolvido pela escola em estreita colaboração com encarregados de educação e com várias parcerias realizadas com instituições locais, de destacar a Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia de Santana, Policlínica de Santana, entre muitas outras, sendo que sem o apoio das quais não seria possível o desenvolvimento deste audacioso projecto.