Susana Silva
Susana Silva
São Brás é o padroeiro da paróquia do Arco da Calheta, sendo a sua festa litúrgica celebrada de 2 a 3 de fevereiro.
A Paróquia de S. Brás foi construída no século XVIII, estando localizada no Sítio da Igreja.
A igreja matriz foi reconstruída em 1744, por arrematação a Cristóvão Gomes, pela quantia de 9.350$00 réis, dando a Fazenda Real dois sinos, um de 20 e outro de 6 arrobas, e recebendo por encontro o sino velho já rachado para ser fundido. Foi benzida no dia 1 de janeiro de 1755.
São Brás foi um médico popular que viveu entre os séculos III e IV na Arménia. Ele procurava o retiro no Monte Argeu, em oração a Deus, quando foi apontado pelo povo para suceder ao falecido bispo de Sebaste. São Brás aceitou ser ordenado padre e depois bispo.
Em altura de perseguição à Igreja Católica, São Brás acabou por ser preso no Monte Argeu e por ser torturado por não renunciar à sua fé, tendo morrido degolado em 316 e sido sepultado em Sebaste, na atual Turquia.
Como realizou vários milagres em animais e em doentes, como por exemplo retirar um espinho da garganta de uma criança somente por olhar para o céu e por rezar a Deus, São Brás tornou-se no santo padroeiro dos animais, dos veterinários, das dores de garganta e das crianças, entre outros.
Saliente-se também que S. Brás é padroeiro dos tecelões de lã e cardadores, dos construtores e talhadores de pedra, invocado contra os animais ferozes, a tosse, a coqueluche, a papeira e outras doenças da garganta e ainda para sarar e proteger os porcos.
Para quem acha estranha esta teoria de S. Brás ser protetor de animais, fique a saber que, ainda, há quem invoque este Santo para proteger a saúde dos seus animais domésticos, como também se ouve, todos os anos, apelos ao Padroeiro da freguesia para a cura de doenças relacionadas com a garganta.
Apesar de ter perdido, nos últimos anos, alguma afluência, o facto é que, neste dia, a população da freguesia reúne-se para prestar a sua homenagem ao Padroeiro do Arco da Calheta.
Na igreja do Arco da Calheta, no sábado, 2 de fevereiro, pelas 19h30, será celebrada a Eucaristia assinalando aquele santo.
Enquanto no domingo esta paróquia irá celebrar a festa de São Brás às 15h00, seguida de procissão. Saliente-se que este arraial conta com a tradicional “barraca de comes e bebes” contemplada por ofertas dos paroquianos que se associam a esta celebração.