Ana Luísa Freitas
Ana Luísa Freitas
Os festejos de carnaval, começam já em Santana, nos próximos dias 21, 23 ,24 e 28 de Fevereiro.
A festa dos compadres assinala – deste modo – a abertura destas comemorações na Madeira. Este evento é uma tradição com mais de cinquenta anos, e envolve a participação de milhares de pessoas e forasteiros. No dia 21 de fevereiro, comemora-se o dia das comadres e no 28 o dia dos compadres – com lançamento de fogo – comemorações que se repetem anualmente nas duas quintas feiras que antecedem o carnaval. Os foguetes de assobio , marcam ainda hoje a provocação das comadres que assobiam para os compadres e na semana seguinte os compadres que assobiam para as comadres.
Há uns anos via-se pelas ruas da cidade rural, vários bonecos enforcados – até eu apareci (!) no ano que casei com uma placa onde se lia…’quase que não!’. É a ironia, a marcar determinadas situações, vividas no último ano no concelho. Uma ironia igualmente bem presente nos versos, que corriam pela freguesia e que retratavam algumas realidades mais melindrosas ou casos insólitos de empresários, políticos e outras pessoas influentes de Santana. Próximo das festividades, a expetativa em torno destes versos- distribuídos porta a porta- era grande.
O fim de semana de 23 e 24 de Fevereiro, é marcado pela música, cor e pelo cortejo folião e etnográfico nas ruas da cidade- que é o ponto alto – bem como pelo julgamento/sentença final dos compadres, onde se julga na praça pública acontecimentos associados a entidades conhecidas do concelho. Um julgamento onde não falta o humor e a sátira social e política.
Nas últimas edições carnavalescas, Marcelino Teles – o ‘Compadre Jodé ‘ – Damião Silva (Juiz) a ´comadre Filipa e o ‘policia Crispim’ dos 4Litro têm sido os principais protagonistas do julgamento dos compadres.
No cortejo desfilam sempre umas figuras enormes, coloridas como é o caso da ‘comadre gigante’ acompanhada do ‘compadre anão’.
No sábado 23, atuam os 4litro pelas 21horas, seguindo-se Fernando Correia Marques e Vespas Live. Não faltarão as barracas de comes e bebes, alegria e a boa disposição de todos quantos participam e gostam da folia carnavalesca.
É um fim de semana diferente , animado, com cartaz bastante atrativo e convidativo para uma visita até ao norte da ilha. Santana tem uma gente respeitadora e afável, com aquele jeito de bem receber.