Este ano os alunos da Escola B1/PE da Corujeira, no Campanário, terão uma ‘Semana da Árvore’ diferente. Ao invés das habituais plantações serem feitas nos espaços verdes da escola, vão acontecer nas moradias de todos aqueles que manifestaram interesse em levar para casa um árvore de fruto.
De acordo com João Silva, o director deste estabelecimento de ensino, “a ideia passa por fazer algo diferente, fazer com que as crianças possam plantar, cuidar e acompanhar o crescimento da sua árvore e, mais tarde, poder saborear os seus frutos”, esclareceu ao ‘Diário das Freguesias’.
Dos 86 alunos, 65 manifestaram interesse, juntamente com os seus encarregados de educação, em ter acesso a uma das árvores de fruto que lhes serão oferecidas no próximo dia 21, quinta-feira.
As árvores, entre figueiras, nespereiras ou goiabeiras, foram cedidas pela Direcção Regional da Agricultura, que apadrinha, desta forma, este projecto desenvolvido no âmbito do Eco-escolas, associando-se às celebrações do ‘Dia Mundial da Árvore’ e do ‘Dia Internacional da Floresta’.
Refira-se que na quarta-feira os alunos vão empenhar-se numa acção de limpeza nas áreas circundantes à escola, através da sua ‘Brigada Verde’. Esta acção de sensibilização visa alertar as crianças para o risco do abandono de certos resíduos e da importância da sua deposição nos locais apropriados, ao mesmo tempo que efectuam a recolha do lixo que poluir o meio onde vivem.
Já na sexta-feira, último dia de actividades associadas à efeméride, será tempo de uma mostra de talentos, em que vários alunos, individualmente ou em grupo, vão poder apresentar aos colegas os seus de trabalhos alusivos à ‘Semana da Árvore’, evidenciando a sua performance artística, com a encenação de pequenas dramatizações, declamação de poemas, entoação de canções, entre outras representações artísticas.