A Junta de Freguesia e a EB1/PE do Jardim da Serra dinamizaram, ontem, na parte da tarde, no lugar conhecido como Boca dos Namorados, diversas actividades para assinalar a passagem do Dia Internacional da Floresta. Os destinatários destas actividades foram os alunos dos 2.º e 3.º anos deste estabelecimento de ensino.
Tendo por cenário o Pico Grande e o Curral das Freiras e após as palavras iniciais dos responsáveis pela Junta de Freguesia e pela Escola, houve um momento singular de meditação: todos os participantes foram convidados a se concentrar sucessivamente na dureza da terra, na suavidade da brisa do vale, nos aromas que exalam das plantas e nos sons que ressaltam do silêncio.
Revigoradas e com a ajuda dos trabalhadores, as crianças plantaram maçarocos e cedros nos espaços laterais ao miradouro, com a esperança de que a floresta, pelo menos por ali, tenha um novo recomeço. E enquanto lhes era preparado um lanche, escutaram a história do lugar que está marcada pela presença da nobreza do povo e pela passagem de homens ilustres, bem como pela lenda que deu nome a este miradouro, a Lenda da Boca dos Namorados.
As crianças chamaram alternadamente por Pêro e pela sua apaixonada Ignêz, personagens desta lenda. E neste dia, que também é dedicado à poesia, pelas vozes das crianças, os nomes de Pêro e de Ignêz continuam a persistir no tempo e a ecoar docemente, pelas reentrâncias das rochas do «Grande Curral».