Vai já na 27.ª edição a iniciativa do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha que visa promover os jogos que tracionalmente se jogavam nesta altura da Páscoa.
Os ‘Jogos Tradicionais da Quaresma’ acontecem nas tardes das próximas quinta e sexta-feira Santa, a partir das 15 horas, no Largo da Achada, na freguesia da Camacha.
De acordo com Avelino Sousa, da direcção do Grupo Folclórico, a afluência tem sido crescente ao longo dos anos, levando até à localidade pessoas de toda a Região. “Os mais velhos vêm para recordar, os mais novos para aprender. Há uma troca de saberes bastante salutar”, garante-nos o organizador.
Por ser uma altura de recolhimento e contenção, os jogos escolhidos não incluem os jogos de roda, são cantados nem fomentam o barulho.
De entre os escolhidos destaque para as pedrinhas, as andilhas, o pião, o saltar à corda, o batoque, o burro ou a ‘baginha’, jogos que hoje em dia já praticamente caíram em desuso e só são repiscados em iniciativas deste género.
De referir que a génese desta iniciativa prende-se com uma recolha de jogos tradicionais feita pelos vários elementos do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha nos anos 80, junto de familiares mais velhos, donde resultou um conjunto diversificado de jogos. Na altura, constatou-se que alguns jogos apenas de jogavam nesta quadra, levando a que, mais tarde, procurando divulgar a recolha feita, o Grupo desse início à dinamização desta iniciativa que volta a repetir-se no final desta semana.