Ricardo Faria
Ricardo Faria
A Associação Desportiva de Machico celebrou no passado dia 14 de abril 50 anos de existência.
Há 50 anos atrás o clube nasceu de uma fusão de dois emblemas, o Sporting de Machico e o Belenenses de Machico. Como é sobejamente conhecido na freguesia e não só, esta fusão, muito difícil, teve como objetivo unir as forças de modo a tornar o clube mais forte, no caso em particular do futebol, para que fosse possível combater a supremacia das equipas da “capital”. E isso foi de alguma maneira concretizado com os títulos de Campeão Regional e Taça da Madeira conquistados logo na década de 70 do século passado. A força, a garra e o querer que sempre caraterizaram o povo de Machico replicou-se no futebol em particular e mais tarde no voleibol, o qual trouxe os maiores êxitos ao clube, com títulos regionais e nacionais.
Nestes 50 anos o clube passou por momentos bons, momentos brilhantes assim como momentos menos bons, de resto a exemplo do que acontece com muitas instituições. No entanto nunca deixou de ser e fazer aquilo para que foi criado, sobretudo depois de lhe ser reconhecido o Estatuto de Utilidade Pública pela resolução nº781/83 de 15 de setembro pela Presidência do Governo Regional da Madeira. O associativismo, de acordo com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, “ assume, cada vez mais, um papel estratégico no âmbito do Sistema Desportivo, Cultural e Juvenil, uma vez que estas estruturas, dada a proximidade face aos cidadãos, afirmam-se quer como polos de desenvolvimento local, promovendo a crescente oferta de atividades, quer como espaços para fomentar hábitos de cidadania ativa”. E de facto foi e é isso se passa com a Associação Desportiva de Machico mas que por vezes não é valorizado quer por órgãos de comunicação social quer por agentes políticos, incapazes de reconhecer o papel importantíssimo desta instituição.
A Associação Desportiva Machico é a principal instituição desportiva da freguesia e do concelho de Machico com um número de praticantes acima das cinco centenas nas suas cinco modalidades, as quais são o futebol, o voleibol, a natação, o karaté e a mais recente o Boccia. O clube vem demonstrando uma vitalidade que deixa antever um futuro risonho. A conquista do Campeonato Regional de Minis em Voleibol nesta época é disso um grande exemplo, para além das classificações obtidas na modalidade que esteve na sua génese, o futebol já no decorrer desta época desportiva ao nível dos campeonatos regionais com as suas equipas de formação, desde os sub11 até aos juniores. Até mesmo os sub10 ficaram muito perto de conquistar recentemente o prestigiado Torneio Infantil São Vicente Cup 2019 no seu escalão, acabando por perder a final nos penaltis diante o Clube Desportivo Nacional. O karaté com diversas medalhas regionais conquistadas vem se afirmando cada vez mais no panorama regional assim como a natação. Já a modalidade mais “jovem” o Boccia, criada esta época, teve uma estreita em cheio, conquistando a Taça da Madeira na categoria BC2.
Mas como é óbvio é no futebol sénior que os sócios, adeptos e simpatizantes sentem a maior paixão. E nesse âmbito depois de uma época em que a equipa esteve muito perto de voltar a conquistar o título regional, sem que esse fosse o seu objetivo inicial, nesta época a equipa passou por um processo de transformação estando muito perto de atingir o objetivo que passa pela manutenção no Campeonato da Divisão de Honra Sénior Regional. Contudo com o trabalho que se encontra a ser efetuado na formação com certeza que de futuro a equipa tornar-se-á mais competitiva, capaz por ventura de lutar por outros objetivos. A Associação Desportiva de Machico no futebol sénior pode orgulhar-se de ser dos clubes regionais que mais aposta na prata da casa, o que sempre deu grandes resultados.
Todo este trabalho se deve aos atletas, treinadores e famílias, sobretudo na formação, que entregam os seus filhos nas mãos de quem confiam, na Associação Desportiva de Machico, um clube com meio século de vida, símbolo indissociável da freguesia de Machico e do seu concelho, representando os valores das suas gentes.
Muitos parabéns a todos os presidentes e suas direções que passaram pelo clube, muitos parabéns a todos os atletas e treinadores que construíram a sua história e sobretudo muitos parabéns aos sócios e adeptos que ao longo de todos estes anos nunca perderam a paixão pelo seu clube.
Com o apoio que é necessário e o reconhecimento que é devido a Associação Desportiva de Machico será capaz de chegar ao lugar para que foi criada, ser um dos maiores clubes da Madeira!