Cinco alunos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, estão na final do concurso nacional ‘Vamos Criar uma Associação Juvenil’, com o projecto ambiental ‘Associação Gaivotas Verdes’.
O apuramento realizou-se há pouco tempo, depois de os alunos terem participado na ‘Rota da Cidadania e Voluntariado’, que os levou a contactar com outros jovens de outras regiões do país e a percorrer algumas localidades de vários pontos do país.
A ideia de concorrer e aceitar o desafio lançado, a nível nacional, pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), surgiu no âmbito de uma actividade do Clube Engenh’ARTE, tendo sido apoiada pela sua professora coordenadora Fábia Gomes.
Depois de ultrapassadas as duas primeiras fases do concurso, que decorreram a nível regional, ao grupo de alunos foi confiada a ‘missão’ de representarem o distrito do Funchal na semi-final nacional, onde foram os vários estudantes participantes a voltar e a escolher aqueles que iriam estar presentes na final.
Independentemente do resultado final do concurso, para os alunos esta tem sido uma troca de experiências bastante enriquecedora, tendo eles tido oportunidade de participar em várias iniciativas com outros 45 jovens provenientes dos restantes distritos/regiões do país. De entre as várias actividades desenvolvidas, destaque para as dinâmicas de team building, o contacto com outros projectos ambientais, as acções de recolha de recolha de lixo e de limpeza de plantas invasoras, entre outras.
Por ter sido um dos cinco projectos mais votados, a “Associação Gaivotas Verdes’, que se insere nos objectivos da Agenda 2020 e 2030 vai ser apresentada em plenário no 17.º Encontro Nacional de Associações Juvenis, que terá lugar em Outubro, na cidade de Lamego.
De referir que o projecto foi desenvolvido pelos alunos Carlos Gouveia (10.º C), Nelson Gonçalves (10.º C), Letícia Gonçalves (11.º A), Mónica Silva (11.º A) e Tomás Melício (11.º A).