O presidente do Governo Regional destacou hoje na Festa da Lapa, que decorre no Paul do Mar, que a Madeira apanha anualmente 130 toneladas de lapas destinadas à gastronomia regional e à exportação, sobretudo para Inglaterra, assim como para o mercado nacional e os Açores, grandes consumidores desta iguaria tradicional.
Miguel Albuquerque referiu que o stock da lapa está estabilizado na Madeira, graças à introdução de um período de defeso de quatro meses que tem sido importante para a recuperação e estabilização dos stocks.
A monitorização da lapa tem sido feita pelos técnicos da Secretaria das Pescas, que se preparam também para iniciar um estudo sobre a preservação do stock de caramujos, sendo importante no futuro “tomarmos medidas para a preservação e regeneração deste stock”, destacou Miguel Albuquerque que equaciona introduzir também aqui um período de defeso.
O governante destacou a importância desta feira, não só para a economia local, como também para a gastronomia regional, sendo um produto muito apreciado por residentes e turistas, deixando o convite à população para visitarem esta feira que oferece uma variedade de produtos regionais, em especial, a lapa.