• São Roque
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Ludoteca na EB1/ PE/ C do Lombo do Guiné
1 Agosto, 2019
Caminho Florestal do Galeão alvo de melhoramentos
5 Agosto, 2019

Espetada original madeirense reúne dezenas no arranque da Festa da Alegria

2 Agosto, 2019 às 20:10

A recriação da espetada original madeirense, tal como era confeccionada no século XVII, reuniu esta sexta-feira, no Montado da Esperança, em São Roque, dezenas de pessoas no arranque da Festa da Alegria.

“Segundo os historiadores e os arqueólogos foi aqui que nasceu a espetada madeirense. Os pastores subiam à serra para tosquiarem os animais e no final do dia faziam um braseado com carne de cabra nova em espeto de louro” explicou Pedro Gomes, presidente da Junta de Freguesia de São Roque.

Uma tradição que o autarca quer recuperar para enriquecer o património cultural da freguesia. “Estamos a trabalhar para que, no futuro, esta espetada seja um ex-libris do Montado da Esperança e de São Roque”, avançou, sublinhando que esta é também uma forma de divulgar a freguesia e de dinamizar a economia local.

A demonstração gastronómica ficou a cargo de Rocha de Silva, ex-diretor regional das Florestas, que recordou as origens da espetada. “No final do dia de trabalhar a marcar as crias novas, os criadores de gado escolhiam uma rés, desgarrada ou ferida. Como não tinham panelas a solução era cortar aos bocados e assar num braseiro, num espeto de louro”.

As festividades em honra de Nossa Senhora da Alegria, organizada pela Junta de Freguesia de São Roque e pela Casa do Povo local, prolonga-se pelo fim de semana, onde não faltarão as barracas de comes-e-bebes, onde poderão ser encontrados os típicos pratos madeirenses. O programa inclui a atuação de músicos, a realização de atividades lúdico-desportivas, sendo que o ponto alto da Festa da Alegria é a Missa Campal, que acontece no domingo às 11h45, com o padre José Luís Rodrigues.

Recorde-se que o transporte será assegurado durante toda a festa, com carrinhas todo-o-terreno que farão as subidas e descidas entre o Largo do Encontro e o Montado da Esperança.

 

Share
Sandra Gonçalves
Sandra Gonçalves

Publicações relacionadas

3 Outubro, 2025

Potencial da maçã da Camacha em foco


Ler mais
23 Setembro, 2025

Junta do Imaculado Coração de Maria promove sessão especial de Cinema ao Ar Livre


Ler mais
21 Setembro, 2025

Imaculado associa-se ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer com passeio solidário


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Melro Preto leva jazz à Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria
  • Funchal quer ANAFRE
  • 𝗩ª 𝗘𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗦𝗼𝗽𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮 com 𝗧𝗿𝗮𝗻𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲𝘀 𝗚𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶𝘁𝗼𝘀
  • Alunos do Curso Técnico de Ação Educativa celebram o Dia Mundial da Alimentação com criatividade e sustentabilidade
  • Imaculado debate formas de promover e divulgar o jazz na freguesia
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.