A escola de Ladeira e Lamaceiros iniciará o ano lectivo 2019/2020 com dois projetos Europeus aprovados. Esta escola tem vindo a ser distinguida por várias razões, umas das quais é sua opção pela aprendizagem através da metodologia de trabalho de projeto, como forma de promover propostas de qualidade para a educação e que tem vindo a crescer e a ter cada vez mais importância dentro desta instituição. Prova disso, são os inúmeros projetos desenvolvidos com os alunos, como o “Welcome to my land!”, que recebeu Selo Nacional de Qualidade e Twinning e o projecto “Manteiga de banana”, que está na luta por um lugar de destaque no concurso “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, entre outros.
Este ano, esta metodologia dará o passo Europeu e assim proporcionará aos docentes e alunos uma experiência europeia, com certeza, bastante enriquecedora. O projecto “Inovação e troca de boas práticas”, referente à acção chave 1, mobilidade individual para fins de aprendizagem, prevê a realização de um curso estruturado de formação para professores e duas saídas para Job Shadowing, num total de 18 mobilidades.
Os objectivos deste projeto centram-se na “necessidade de desenvolver nos professores uma visão multicultural, de forma a compreender e preparar os alunos para uma experiência europeia; aquisição de novos métodos inovadores de ensino que melhorem a eficácia do trabalho docente e as aprendizagens de todos os alunos; promover o reconhecimento formal de habilidades e competências adquiridas através de atividades de desenvolvimento profissional no exterior e a valorização de momentos de partilha e troca de experiências com outros colegas de outros contextos e países europeus, com vista ao seu enriquecimento pessoal e profissional”.
Relativamente ao projeto da ação chave 2, mobilidade de estudantes, “Acquaintance /Knowledge of our rich EuropeanCultural Heritage. A means of promoting social inclusion”, do qual somos parceiros, juntamente com a Finlândia, Grécia, Itália, Eslovénia e França e pretende promover a inclusão social, a diversidade e igualdade, particularmente os dos alunos mais desfavorecidos e, simultaneamente, enraizar nos alunos os valores, os costumes, as leis, a ética e as línguas que fazem parte da cultura de um indivíduo.