Susana Silva
Susana Silva
A freguesia do Arco da Calheta prepara-se para viver um dos seus momentos mais festivos, sendo que, este ano, o arraial conta com a colaboração do Centro de Estudos e Desenvolvimento, Educação, Cultura e Social da Calheta (CEDECS), que organiza o primeiro “Encontro de brinquinhos”, no sábado, 7 de setembro, por ocasião da festa de Nossa Senhora do Loreto.
O objectivo deste encontro é reavivar a tradição típica madeirense dos brinquinhos, que acontece de forma espontânea nos arraiais em toda a Ilha da Madeira.
Saliente-se que os brinquinhos eram grupos de pessoas que se juntavam para tocar e cantar ao desafio nos arraiais.
Na Festa em honra de Nossa Senhora do Loreto, reconhecida como um dos maiores arraiais realizados na Madeira, os brinquinhos eram um dos principais atrativos para os romeiros e a alma da animação da festa.
Neste sentido, o “Encontro de brinquinhos” terá início no sábado, 7 de Setembro, pelas 21 horas, ou seja, depois da novena em honra de Nossa Senhora do Loreto, e prolongar-se-á até às 23h30, contando com a participação da tocata do grupo de Folclore da Calheta, do grupo de Cordas da Fajã da Ovelha, do grupo de Folclore do Monte e do mais recente grupo tradicional formado no Arco da Calheta, denominado “Eles cantam”.
Já no domingo, dia 8 de Setembro, a fé eleva-se com a celebração da festa em honra de Nossa Senhora do Loreto, pelas 15 horas, seguindo-se a procissão.
Por outro lado, de modo a fomentar este tradicional arraial, apelo aos proprietários de Alojamento Local, desta localidade, para que promovam o evento junto dos seus hóspedes, fazendo com que a tradição, a cultura e a dinamização da freguesia se transmita aos que nos visitam.
Será, certamente, um arraial composto por fé, tradição e música para todos os gostos. Por essa razão, entre os dias 7 e 8 de Setembro todos os caminhos vão dar ao Arco da Calheta para a celebração de Nossa Senhora do Loreto.