A freguesia de Santa Maria Maior assinala mais um aniversário no próximo dia 26. Aquela que foi a primeira freguesia da Madeira e a primeira de Portugal constituída e erguida fora do Continente Europeu, apresenta um programa de festas ambicioso, fazendo com que os seus 586 anos sejam um marco na história da cidade do Funchal.
De acordo com o comunicado enviado à nossa redacção, a 26 de Setembro, a Junta de Freguesia, sediada no Centro Cívico de Santa Maria Maior, celebra o aniversário com a entrega de prémios dos concursos de pintura, fotografia e literatura, intitulados ‘Criarte’, ‘Retratos da minha Freguesia’ e ‘António Feliciano Rodrigues “Castilho”‘, respectivamente.
Guido Gomes, presidente da Junta, fez ainda saber que serão homenageadas três personalidades residentes na freguesia, que têm vindo a contribuir para a sua história, no mundo literário, musical e cultural. Será aproveitado o momento para a apresentação da publicação ‘Com Palavras Nascem Histórias’, uma compilação dos textos vencedores da edição do concurso literário promovido no ano transacto.
Do programa destacam-se as seguintes iniciativas:
Entre os dias 27 e 28 de Setembrodecorrem os habituais festejos no largo do Corpo Santo, com uma arruada protagonizada pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, actuações musicais dos Acoustic Duo, Thelma Relva, Vanessa Mendonça e os Fénix Band, culminando com a intervenção de Susana Andrade, com o ‘Fado Vadio’.
Já no domingo, dia 29, a freguesia que se estende entre o mar e a serra, será parabenizada com o habitual bolo de aniversário após a actuação do Coro de Câmara da Madeira pelas 10 horas, e missa solene a ser celebrada na igreja do Sagrado Coração de Jesus – Boa Nova, às 10h30.
De referir que a sessão solene terá lugar no dia 26, às 19 horas, na sede da Junta de Freguesia, à rua das Murteiras, 25B.