A Junta de Freguesia da Ponta do Sol vai proceder, a partir da próxima segunda-feira, à distribuição de meia tonelada de raticida pela população dos vários sítios, procurando ir ao encontro de todos os pedidos que, nos últimos tempos, têm chegado à Junta.
João Campanário acredita que esta será “uma pequena ajuda para combater a praga de ratos que afecta a agricultura, mas que é também um problema de saúde pública”.
O presidente da Junta esclarece que “de forma a ser justo para todos, e visto não ser uma grande quantidade, vai ser dada prioridade às pessoas que não fazem parcelar e que não receberam da parte do Governo Regional essa ajuda, tentando assim chegar a todos”, diz. O autarca refere-se, assim, à distribuição de raticida efectuada pela Secretaria Regional da Agricultura e Pescas (SRAP), nas últimas semanas, nas instalações da GESBA, e que tem sido objecto de críticas por parte do próprio João Campanário, mas também de alguns agricultores locais, que mesmo incluídos no regime parcelar, não foram contemplados com as 91 toneladas de ‘remédio de ratos’ distribuídas nos vários concelhos da Região.
Investimento de 2.500 euros
A entrega do raticida será feita no decorrer da próxima semana, em locais e horas previamente definidas. Além da possibilidade do produto poder ser levantado nas instalações da Junta, no seu horário normal de funcionamento, nos dias úteis, entre as 9 e as 16 horas, enquanto houver disponibilidade do mesmo.
A par disso, serão feitas entregas junto à igreja do Monte, na próxima segunda, dia 30, entre as 10 e as 11 horas da manhã. No dia seguinte, 1 de Outubro, uma equipa da Junta fará a entrega de raticida junto à igreja da Lombada, também entre as 10 e as 11 horas da manhã. Por fim, na quarta-feira, a entrega decorrerá junto ao Palácio dos Zinos no Lugar de Baixo, no mesmo horário. Refira-se que esta acção resulta de um investimento da Junta de Freguesia da Ponta do Sol na ordem dos 2.500 euros.