Ana Luísa Freitas
Ana Luísa Freitas
O Clube Desportivo e Recreativo Santanense – criado a 7 de agosto de 1995 – atualmente mantem uma direção presidida por Dionísio Caires, professor de educação física- licenciado pelo ISEF (Lisboa)/FMH ( Faculdade de Motricidade Humana) – dinâmico, durante muitos anos vice-presidente do conselho executivo da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, com participação ativa socialmente, foi treinador de futebol do União Desportiva de Santana (seníores), na década de noventa, bem como de outros escalões.
Esta coletividade nasceu como Clube Ténis de Mesa (Santana). Integra várias modalidades desportivas (Patinagem/ velocidade, futsal, esgrima, badminton…) e outras atividades para a população, ocupando os tempos livres de crianças e jovens nas férias de verão.
O Clube Desportivo e Recreativo Santanense, mais recentemente aposta também no eSports, uma modalidade inovadora – que conta poucos clubes madeirenses – disputada em computadores, play station, tablets… Os desportos eletrónicos, são ainda hoje associados a um vício ou doença, e torna-se um dos motivos impeditivos para maior investimento nesta área. No entanto, equipas federadas e clubes como Sporting CP, SC Braga, CP Belenenses, Académica de Coimbra, CD Feirense, Estoril, Guimarães, SC Vitória, ultrapassaram esses preconceitos e contam com muitos adeptos. A estes clubes, juntou-se no verão do ano transato – o CDR Santanense. A Direção do clube, nesta altura, com a apresentação oficial da sua equipa virtual, oficializou a participação desta atividade com a secção FIFA – em grande expansão.
A Federação Portuguesa de Futebol organiza eventos para esta modalidade, com prémios a variar por vezes entre os €5000 – €10 000.
Sérgio Macia, um jovem (27 anos) licenciado em Educação Física e Desporto (UMa) – meu ex-aluno – é o Coordenador da secção da eSports do CDR Santanense. Muito ativo e empenhado, agarrou esta oportunidade, por ser um clube da terra e por já ter uma ligação anterior ao seu serviço. Preocupa-se em inovar, e estar a par das novas tecnologias. Representa o clube em várias competições, procura elementos que possam representar o coletivo, mostra grande entusiasmo, e vontade em dinamizar/divulgar esta modalidade. Este responsável, deu a saber, que a equipa de Santana é uma mescla constituída por madeirenses, jogadores de várias cidades/ distritos de Portugal, e de outros países. Assim, o nome do clube, corre o mundo- França, Alemanha, Inglaterra…
Em Santana, o eSports (e-sports ou esports) conta maioritariamente com participantes que integram a faixa etária 15-16 anos.
Para alargar esta modalidade – Madeira e Portugal continental – os dirigentes procuram projetos interessantes em qualquer plataforma. Este clube nunca descurou as novas tecnologias e tem evoluído de mãos dadas com estas ferramentas. É um dos poucos clubes oficiais na Madeira que tem a seção de eSports.