Susana Silva
Susana Silva
O Grupo Coral do Arco da Calheta organiza, nos dias 2 e 3 de novembro, pelas 16 horas, o “I Festival de Grupos Corais da R.A.M. João Victor Costa”.
O evento terá lugar no auditório do Mudas, Museu de Arte Contemporânea da Madeira, onde é esperada a participação de 10 Grupos Corais de diferentes localidades da região.
Este festival conta com a participação do Coro da Catedral, Grupo Coral da Ponta do Sol, Grupo Coral do Porto Moniz, Grupo Coral de Santa Joana, Grupo Coral do Padre Fehon, Grupo Coral São Roque do Faial, Grupo Coral dos CTT, Grupo Coral de Machico, Grupo Coral de São Vicente e, naturalmente, o Grupo Coral do Arco da Calheta.
Saliente-se que o Grupo Coral do Arco da Calheta surgiu em janeiro de 1987, fundado por Carlos Moniz, sob a Direção artística do Maestro João Victor Costa, coadjuvado desde 1998 pela professora Maria dos Anjos.
Desde 1990 que participa, anualmente, nos Festivais de Coros da Madeira. Em 1995 editou o seu primeiro CD “Cantares da Minha Terra” e, em 1990, foi selecionado para, com duas canções do seu reportório, participar no CD duplo “Os Melhores Coros Amadores da Madeira”.
Em outubro de 2000, editou um CD de música de Natal intitulado “Ecos de um Natal Madeirense”.
Refira-se que o Grupo Coral do Arco da Calheta já fez várias digressões, nomeadamente pela Alemanha, Venezuela, Açores e Portugal Continental.
O Grupo inaugurou a sua nova sede no dia 12 de outubro de 2018, na freguesia do Arco da Calheta. Nesse mesmo ano, realizou o Encontro de Grupos Corais Calheta, no qual relembrou o Maestro João Victor Costa, prestando desta forma uma homenagem pelo trabalho efetuado em prol dos Grupos Corais da RAM.
O Grupo Coral do Arco da Calheta é composto por 25 elementos, com idades compreendidas entre os 18 e os 76 anos, e é dirigido pelo Maestro Professor José Alberto Reis desde 2017, tendo como objetivo a promoção da música tradicional madeirense através do seu vasto repertório musical.
Deste modo, convido-o/a a estar presente no “I Festival de Grupos Corais da R.A.M. João Victor Costa”, nos dias 2 e 3 de novembro, pelas 16 horas, no Auditório do Mudas, Museu de Arte Contemporânea da Madeira.