A alteração do feriado municipal de Machico volta esta tarde, pelas mãos do PSD, a ser tema na Assembleia Municipal. Os deputados social-democratas criticam a alteração do feriado do ‘Senhor dos Milagres’, uma data emblemática para quem vive naquele concelho, e acusam os socialistas “de falta de sensibilidade mas, também, de falta de visão e de cuidado para com as nossas tradições, para com os valores nobres do povo de Machico”, defendem.
“O Senhor dos Milagres é uma referência internacional no que respeita à identidade dos residentes em Machico e é fundamental que esse dia continue a ser celebrado com o respectivo feriado municipal, luta essa a que daremos voz na Assembleia Municipal que se realiza hoje, dia 11”, explica o presidente da Concelhia do PSD Machico, Norberto Maciel, que vê a reposição do feriado municipal a 9 de Outubro, dia do ‘Senhor dos Milagres’, como a única alternativa que os socialistas têm para fazer face “àquela que é, inequivocamente, a vontade da larga maioria do povo de Machico”.
A responsabilidade da fixação do feriado municipal é da Assembleia Municipal e é nessa base legal que o PSD fundamenta a sua proposta para resolver um problema que foi criado pelos socialistas de Machico, que recentemente alteraram o feriado municipal para 8 de Maio.
Desde a sua instituição que o dia do concelho e respectivo feriado municipal é assinalado em Outubro, no dia da celebração religiosa do Senhor dos Milagres, um dos acontecimentos mais relevantes na vida madeirense, por dizer respeito à trágica aluvião de 1803, que causou a morte a centenas de pessoas.
Entende o PSD Machico discutir o tema em sede de Assembleia Municipal, assumindo-se como voz da fortíssima oposição da população, bem como das mais variadas instituições concelhias, religiosas, escolares, administrativas, culturais e até empresariais. Entretanto, terá sido entregue, nos serviços da autarquia, um abaixo-assinado movido pela população local com mais de 1.700 assinaturas, recolhidas em três dias, a pedir a reposição do feriado a 9 de Outubro.