No último dia do ano e dia do seu aniversário, o artista plástico e retratista machiquense, Dinarte Sousa, também conhecido por Din’ARTE, faz um balanço muito positivo de 2019, tendo em conta as várias obras realizadas. Desses trabalhos destaca a pintura da sua autoria que foi oferecida ao Cardeal Tolentino Mendonça, não deixando de agradecer à Câmara Municipal de Machico o tê-lo requisitado para realizar esse projecto.
Outras obras que também merecem a referência do artista são os retratos a carvão de Maria Aurora e António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF. Estes foram, de resto, trabalhos que conheceram uma grande projecção nas redes sociais e uma grande relevância artística.
Já no que toca a trabalhos de ilustração, Din’ARTE destaca duas obras que lhe deram enorme prazer, e ao mesmo tempo, muita responsabilidade em realizar. Trata-se da ilustração da capa interior e contracapa do ‘Livro de todos os pecados’, obra literária do poeta e amigo Alves dos Santos.
No mesmo âmbito inclui-se a ilustração do antigo Varadouro de Machico, utilizada em marcadores de livros, que posteriormente foram oferecidos pelos padrinhos aos finalistas do 12.° ano da Escola Secundária de Machico.
E porque hoje, 31 de Dezembro, o artista completa mais um aniversário, o ‘Diário das Freguesias’ perguntou-lhe que presente gostaria de receber, tendo prontamente referido que concluir o trabalho ‘As Gémeas’ foi o seu melhor presente, pelo menos no que toca à superação. Nesta obra o maior desafio foi conjugar o retrato de corpo inteiro com o fundo de vasto detalhe e com muitos jogos de luz e sombra projectados.
Para 2020, Din’ARTE confessou já ter agendado alguns projectos artísticos, maioritariamente na técnica com que mais se identifica, o retrato realista a carvão.