• Campanário
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Henrique Silva é reeleito presidente da ADRAMA
11 Janeiro, 2020
Seixal terá festa ‘rija’ este fim-de-semana
16 Janeiro, 2020

Paróquia do Campanário dá 400 mil euros por capela

15 Janeiro, 2020 às 7:37

A Capela do Bom Despacho deverá passar em breve para a paróquia. Foto DR

O processo de compra da Capela do Bom Despacho, no Campanário, por parte da Paróquia está em curso, tendo já sido assinado o ‘Contrato-Promessa Compra e Venda’ entre as partes.

O ‘Diário das Freguesias’ sabe que em causa estão cerca de 400 mil euros, num negócio que inclui não só a referida capela, mas também uma moradia anexa, algum terreno e o recheio do tempo religioso.

Para angariar a verba necessária à concretização da compra, a Paróquia do Campanário tem levado a cabo algumas iniciativas no seio da comunidade local. A mais recente, conforme revelou o padre Adelino Costa, foi um sorteio de rifas. A par disso, confirmou o pároco, têm sido feitos alguns peditórios, bem como recolha de donativos junto da população. Sem revelar que montante foi angariado até à data, o padre mostrava-se confiante na concretização do negócio.

De referir que esta capela sempre esteve em mãos privadas, tendo sido colocada à venda pelos seus actuais proprietários, que a terão recebido de herança. Perante este cenário, e dando seguimento a um desejo antigo da população e da própria Paróquia, o pároco local tem desenvolvido todos os esforços para proceder à compra imóvel, mesmo perante os constrangimentos financeiros que possam estar inerentes, não tendo sido posta de parte a realização de um empréstimo bancário.

Uma das condições que terão sido impostas pelo padre Adelino Costa para a concretização da compra foi a inclusão da moradia anexa, actualmente em ruínas, cuja data de construção não foi possível precisar, mas cujo levantamento inicial aponta para o século XVII. Este imóvel possui algumas características estruturais relevantes, entre as quais um forno, um lagar e uma cisterna, que a Paróquia terá interesse em recuperar.

O ‘Diário das Freguesias’ sabe que para o local está pensada a criação de um pequeno núcleo museológico, cuja ideia ainda carece de amadurecimento, mas que é bem aceite pela população, que vê nesta possibilidade uma forma de dinamizar a freguesia e disponibilizar mais um pólo de atracção local.

Capela do século XVII
A capela do Bom Despacho é um imóvel religioso do século XVII, de arquitectura maneirista e tardo-barroca, fundada no ano de 1672 pelo morgado Jerónimo de Atouguia Bettencourt e sua esposa, D. Catarina Espranger. Em 1762, foi reedificada pelo padre Francisco Nicolau de Brito. O templo está classificado pelo Governo Regional como Monumento de Interesse Público desde 2007, “pelo seu relevante valor e interesse cultural devido ao seu testemunho simbólico ou religioso e que muito reflecte do ponto de vista da memória colectiva”, lemos no despacho da altura.

Este templo é mais conhecido da população pela festa em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, no último fim-de-semana de Setembro, altura em que a capela é toda ‘revestida’ de açucenas. A apanha das flores é feita pela população que, ainda de madrugada, vai até à serra da Quinta Grande proceder à sua colheita, trazendo-as, depois, em cortejo, pela Estrada da Vera Cuz até ao referido templo.

Ao longo do percurso são entoados cânticos típicos, sobretudo pelos mais velhos. Este é um momento muito apreciado não só pelos paroquianos do Campanário, mas também por todos os madeirenses e turistas.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

28 Agosto, 2025

Associação Monte de Amigos vai acompanhar idosos de Santa Maria Maior


Ler mais
26 Agosto, 2025

‘Nossa Terra, nosso Encontro’ junta emigrantes e amigos


Ler mais

Foto Rui Silva/ASPRESS

24 Agosto, 2025

Serra de Água quer ver resolvidas reivindicações antigas


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Associação Monte de Amigos vai acompanhar idosos de Santa Maria Maior
  • ‘Nossa Terra, nosso Encontro’ junta emigrantes e amigos
  • Moradores da Tabua pedem mini-mercado, mais autocarros e melhoramento de caminho de terra
  • Mostra do Figo, do Tabaibo e do Mel termina hoje
  • Serra de Água quer ver resolvidas reivindicações antigas
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.