Esta segunda e terça-feira a escarpa sobranceira à estrada municipal da Penha de Águia foi alvo de intervenção de consolidação levada a cabo por rocheiros da Direcção Regional de Estradas a pedido e expensas da Câmara Municipal de Santana.
“Esta era uma intervenção há muito esperada pelos moradores daquela localidade. Só não foi possível realizá-la mais cedo devido à grande demanda de trabalhos que os rocheiros têm” informou o presidente do Município, Dinarte Fernandes, que esteve no local a acompanhar o desenrolar dos trabalhos.
Nesta operação a Câmara de Santana colocou uma máquina, um carro para transporte das rochas que caíram com a intervenção dos rocheiros e quatro funcionários. Pagou ainda o serviço dos rocheiros e accionou um seguro de responsabilidade civil, num total que ascendeu a mais de 2.500 euros.
Os trabalhos implicaram condicionamento do trânsito, nomeadamente alguns períodos de encerramento na circulação para desmonte e limpeza, mas sem obrigar ao corte permanentemente, conforme previsto.
Segundo o presidente da autarquia santanense, “a opinião dos rocheiros é imprescindível para podermos ter uma ideia real do estado da escarpa. Tratando-se de uma escarpa rochosa basáltica, apresentava algumas evidências de pedras soltas ou prestes a caírem que tinham de ser removidas. No entanto segundo os próprios é impossível fazer uma intervenção que elimine completamente os riscos da queda de pedras. Foi no entanto importante esta intervenção que resultou na retirada de vários carros de rochas removidas da escarpa. Algumas delas com dimensões consideráveis” salientou.
Dinarte Fernandes, que agradeceu a intervenção de todos os envolvidos, chama a atenção dos automobilistas para os próximos dias. “Segundo os rocheiros, a chuva ou o vento, podem levar a que nestes primeiros dias, aconteçam quedas de pequenos cascalhos que com a acção dos rocheiros ficaram parcialmente presos”, adverte. Da parte da Câmara fica a garantia que “estará atenta nos próximos dias à necessidade de alguma limpeza que seja necessária”, concretizou.