Ficaram concluídos, no início desta semana, os trabalhos de limpeza do Poço Novo das Três Levadas, nas zonas altas da freguesia da Ribeira da Janela. A intervenção foi realizada pela Câmara Municipal do Porto Moniz, em conjunto com a Junta de Freguesia da Ribeira da Janela, de modo a devolver à população a operacionalidade do referido tanque, que estava inviabilizado já antes de 2013, altura em que o executivo socialista assumiu os destinos do município.
Há já algum tempo que a população reivindicava uma intervenção que permite voltar a encher o tanque, que é, de resto, de extrema importância para assegurar a existência de água aos agricultores ao longo de todo o ano. Ao mesmo tempo, estando operacional, este poço de grandes dimensões vai assumir-se como uma mais-valia no auxílio ao combate de eventuais incêndios que possam ocorrer na mancha florestal do concelho ou dos concelhos vizinhos, sobretudo porque permite o abastecimento dos meios aéreos.
Com o auxílio de maquinaria pesada, foi possível proceder à remoção da terra acumulada, bem como de ramos e troncos de árvores que ali se vinham acumulando ao longo dos anos. Neste momento, a água da levada dos cedros já é ali acumulada para utilização noutros momentos.