A Junta de Freguesia do Curral das Freiras prepara-se para requalificar quinze fontanário existentes nos diversos sítios desta localidade interior do concelho de Câmara de Lobos, num projecto que conta com apoios do PODERAM.
De acordo com Manuel Salustino Jesus, o objectivo passa por “recuperar um património degradado que foi importante, em especial na década setenta e oitenta, na qualidade de vida dos nossos fregueses”. O presidente da Junta adianta que “estes fontanários permitiram à população do Curral das Freiras ter água potável mais próxima das suas residências”.
Com esta recuperação, os fontanários intervencionados ganharão novas valências, aliadas à nova imagem que passarão a apresentar, “respeitando os seus padrões e modelo do passado”, conforme deu conta o autarca ao ‘Diário das Freguesias’.
Nesta nova era, estas obras do património arquitectónico, que testemunham particularidades e vivências muito próprias das gentes desta localidade, vão ser integrados na dinâmica turística da freguesia. Por esse motivo, serão colocadas placas de identificação, com referência ao seu historial e à importância que tiveram nos tempos idos, aproveitando, desta forma, o facto de estarem todos adstritos aos roteiros turísticos da freguesia, que nos últimos anos têm sido alvo de grande atenção por parte da Junta.
Além da identificação, a intervenção terá sempre em conta a traça original do património edificado, sendo que em alguns casos, o mesmo será melhorado com a inclusão de calçada portuguesa e com uma nova pintura de toda a estrutura.
Os trabalhos de recuperação dos fontanários deverão ter início em breve, resultando de um investimento na ordem dos 45 mil euros, verba que contará com apoios do PRODERAM na ordem dos 70 %, através da ACAPORAMA. Os restantes 30% do investimento serão suportados pela Junta de Freguesia do Curral das Freiras.