A freguesia de São Roque do Faial assinala, hoje, o seu 172.º aniversário, mas as celebrações, ainda que contidas por força da Covid-19, vão acontecer apenas no próximo domingo. Haverá missa na Igreja Paroquial local.
Os melhores alunos da freguesia serão contemplados com um voucher para aquisição de material escolar nas papelarias do Concelho.
A data será ainda marcada pela assinatura de um protocolo com a Associação Desportiva de São Roque do Faial, para apoio monetário da mesma.
No comunicado enviado à comunicação social, a Junta de Freguesia de São Roque do Faial dá conta de que “a freguesia de São Roque do Faial foi criada pela Carta de Lei de D. Maria II, de 24 de julho de 1848. Tem esta freguesia doze sítios habitados com uma população de cerca de 700 habitantes, dispersa nos seus 16,4 km2 desde o Areeiro até ao mar”.
Na mesma nota, é dito que a freguesia se situa “entre duas ribeiras — a de São Roque e a da Metade — caudalosas e barulhentas. Estima-se em mais de dois mil os emigrantes desta Freguesia. A sua árvore típica é o cedro, cuja madeira remoçou a velha cidade de Lisboa, sendo o teCto da Sé do Funchal e o Sacrário da Igreja de São Jorge feitos com madeira de cedro levada de São Roque do Faial”.
O nome desta Freguesia, provém de uma ermida levantada, em 1551, no lugar do Chão da Ribeira, ao sítio dos Terreiros, dedicada a São Roque. Em 1927, foi benzida a nova Igreja da Freguesia, localizada no sítio do Chão do Cedro Gordo.