• Ponta Delgada
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Começa hoje a debulha do trigo no Porto Moniz
28 Julho, 2020
São Martinho equipa 26 salas com quadros interactivos
31 Julho, 2020

Moradores deitam ‘mãos à obra’ na Ponta Delgada

28 Julho, 2020 às 7:59

O grupo ‘Bordão de Conto’ e o proprietário do ‘Bar Vereda’ têm sido os principais dinamizadores da iniciativa. Foto DR

Nas últimas semanas, um grupo de moradores da Primeira Lombada, na Ponta Delgada, resolveu deitar ‘mãos à obra’ e fazer a limpeza de alguns trilhos da localidade que permitem o acesso a três cascatas, a da Chamusca, a de São Nicolau e do Rabo do Burro.

Graças aos trabalhos realizados, que incluiu limpeza de vegetação infestante, colocação de algumas protecções e alguma sinalética, estes locais estão agora mais acessíveis a todos aqueles que os queiram descobrir.

O grande objectivo, revelou Dino Costa ao ‘Diário das Freguesias’, passou por “dar a conhecer algumas das belezas naturais que existem nas serras da freguesia”, ao mesmo tempo que visa dinamizar e levar mais pessoas a esta localidade da ‘Corte do Norte’, numa altura em que os madeirenses estão mais empenhados em descobrir a sua Ilha.

Conforme adiantou este que foi um dos mentores da iniciativa popular, os trabalhos foram realizados a expensas próprias e com equipamentos pessoais.

As limpezas feitas ao longo deste mês de Julho não são propriamente uma novidade. Várias destas pessoas participam e dinamizam, habitualmente, iniciativas destes género, sobretudo direccionadas para a população das Lombadas.

A maioria está ligada ao grupo informal de caminhadas ‘Bordão de Conto’. Merecedor de nota positiva é, também, o incentivo de Avelino de Canha Góis, proprietário do Mini Mercado – Bar ‘Vereda’, o único que por ali existe. Este estabelecimento é, de resto, o ponto de partida para as caminhadas que levam os curiosos às aguagens da Chamusca e de São Nicolau, nas proximidades do bar e acessíveis à maioria das pessoas. Mais à frente, perto do parque de merendas, fica o acesso à aguagem do Rabo do Burro.

O resultado da divulgação destes recantos tem estado à vista, com Dino Costa a dar conta de que, sobretudo aos fins-de-semana, “são cada vez mais os madeirenses que vêm à procura das cascatas”, diz, com satisfação.

Refira-se que, recentemente, este grupo procedeu à limpeza das veredas de acesso ao Topo da Queimada e ao Poço das Pulgas.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

28 Outubro, 2025

Presidente da Junta dos Canhas critica ausência da Câmara na tomada de posse


Ler mais

foto EB Torre

28 Outubro, 2025

Professores europeus visitam EB Torre


Ler mais
27 Outubro, 2025

Paulo Rodrigues promete liderança próxima e dedicada no Paul do Mar


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Presidente da Junta dos Canhas critica ausência da Câmara na tomada de posse
  • Professores europeus visitam EB Torre
  • Casa do Povo de São Roque do Faial organiza II Encontro de Música Popular em Terras do Cedros Gordo 
  • Inácio Corte tomou posse como presidente da Junta de Freguesia da Tabua
  • Paulo Rodrigues promete liderança próxima e dedicada no Paul do Mar
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.