A pedido dos moradores, a autarquia de Câmara de Lobos procedeu à construção de um muro de suporte e protecção no caminho de São João. Uma zona que apresentava algum perigo para a circulação, ocultado há muitos anos pela vegetação existente.
Foi durante a limpeza de terrenos adjacentes ao caminho de São João, junto à capela dedicada ao Santo, que ficou visível uma zona da via desprotegida que conferia uma falsa sensação de segurança a quem circulava.
Os moradores da zona alertaram o município para a situação descoberta, tendo a autarquia actuado no sentido de garantir a segurança de automobilistas e moradores que diariamente utilizam aquele troço da via.
Além do risco de queda pela escarpa em caso de acidente verificou-se, após a limpeza, que a contenção da estrada era assegurada por um muro de pedra emparelhada que à altura da abertura do caminho poderia ser adequado, dada a circulação automóvel ser diminuta, mas que não oferecia garantias de suporte efetivo face ao aumento de trafego automóvel, fruto do desenvolvimento imobiliário que se verificou na zona ao longo dos anos.
A Câmara procedeu então à execução de um muro de suporte em betão ciclópico em contramuro com o existente, bem como a construção de um muro de guarda com ameias. A intervenção representou um investimento do orçamento municipal na ordem dos 40 mil euros.
“Esta é uma pequena intervenção que traduz bem a aposta da autarquia em obras de proximidade que fazem a diferença para os munícipes. Pequena em dimensão mas grande em termos da segurança que oferecerá a todos os que diariamente utilizam este arruamento”, afirmou Pedro Coelho em visita ao local da obra.
Segundo ao autarca a intervenção no caminho de São João, não se ficará por aqui, tendo anunciado que a via será alvo de repavimentação ao longo dos seus 800 metros de extensão, a breve trecho.
A conclusão das obras de construção do muro de suporte e proteção está prevista para a terceira semana do mês de Outubro.