Os cursos EFA da Escola Básica da Torre, aderiram pelo segundo ano consecutivo à iniciativa ERASMUS Day, divulga a unidade de ensino. “Actualmente os referidos cursos estão a dinamizar três projectos ERAMUS + Adultos. Dois deles na Acção Chave 1 e um na Acção Chave 2.”
Relativamente à Acção Chave 1, “pretende-se contribuir para a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal docente e não docente e podem englobar vários tipos de atividades no estrangeiro. Assim, temos o projeto CIA (Combater a Iliteracia nos Adultos) e o JAEA (Juntos Aprendemos, Ensinamos e Ajudamos). Este último é um projecto em consórcio com a Universidade Aberta e e a APEFA e é coordenado pelos cursos EFA da Escola da Torre”.
No que concerne aos projectos da Acção Chave 2, os mesmos destinam-se a desenvolver iniciativas orientadas para um ou mais domínios de educação e de formação. Em geral, envolve no mínimo três organizações de três países do Programa, embora existam projetos que abrangem apenas duas organizações de um mínimo de dois países do Programa.
Ao longo dos últimos anos os Cursos EFA da Escola da Torre têm dinamizado vários projectos nesta acção e actualmente estão envolvidos num denominado Digitart, que é coordenado por uma instituição italiana. Os restantes parceiros são de Espanha, Bulgária, Grécia e Turquia. Durante a iniciativa ERASMUS Day 2020, está previsto a realização de sessões de esclarecimento, a publicação online de um vídeo sobre os Projectos Europeus – Adultos da EBTorre e criação de um Roll-Up.