• Camacha
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Calheta promove campanha de vacinação para animais
31 Outubro, 2020
Banda Municipal de Machico comemora 124 anos
1 Novembro, 2020

Grupo de Folclórico da Casa do Povo Camacha comemora 72 anos

31 Outubro, 2020 às 21:03

O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha comemora amanhã 72 anos de existência. As comemorações deste ano estão reduzidas a três momentos simbólicos: o primeiro momento realizar-se-á pelas 10 horas, com uma colocação de um coroa de flores no cemitério da freguesia a fim de homenagear os elementos do grupo falecidos; depois, pelas 11horas, haverá uma missa na Igreja paroquial da Camacha; o último momento será a transmissão online, pelas 16horas, de uma das actuações apresentadas em Zokopane, na Polónia, no ano de 2010.

Avelino Sousa, presidente da colectividade, disse ao DIÁRIO DAS FREGUESIAS que “o grupo mantém fiel a sua origem e vitalidade na promoção e preservação da identidade cultural madeirense, em específico da Camacha”.

O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha foi fundado em 1948 com o objectivo de representar a Madeira e Portugal no Concurso Internacional de Danças de Madrid, em Espanha, evento em que foi agraciado com o 2º lugar na modalidade de Danças Mistas. O dia 1 de Novembro foi a data escolhida para a celebração do seu aniversário. O seu primeiro director artístico foi Carlos Maria dos Santos, etnógrafo que realizou inúmeras recolhas sobre as músicas, danças, trajes e costumes de todo o arquipélago da Madeira contribuindo de forma muito relevante para a projecção deste Grupo dentro e fora do país.

Graças ao grande número de homens e mulheres que passaram pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, a sua actividade permaneceu ininterrupta desde 1948, fazendo dele o mais antigo grupo de folclore na Região Autónoma da Madeira.

As músicas e danças representadas remontam ao século XIX e ao início do século XX. Contudo, elas evocam reminiscências que retrocedem ao século XV e à colonização da ilha. Já representou a ilha da Madeira em todo o território Português, Europa, América do Norte e do Sul, África, Médio Oriente e Oceânia. Foi distinguido e reconhecido pelo seu trabalho em defesa da cultura popular pelo Governo Regional da Madeira, pela Secretaria Regional do Turismo e pelo Município de Santa Cruz.

Com Eugénio Perregil

Share
Victor Hugo
Victor Hugo

Publicações relacionadas

24 Maio, 2025

Tradição e sabor em destaque na XIV Mostra Regional da Truta e Rota da Sidra


Ler mais
23 Maio, 2025

Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro


Ler mais

Foto: JFSG

23 Maio, 2025

Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Festa da Flor no Imaculado anima Jardim de Santa Luzia
  • Tradição e sabor em destaque na XIV Mostra Regional da Truta e Rota da Sidra
  • Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro
  • Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022
  • ‘Festa da Flor no Imaculado’ realiza-se este sábado no Jardim de Santa Luzia
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.