Em São Martinho, 91 % dos alojamentos já recebeu a carta com os códigos de acesso para o preenchimento do formulário Censos 2021, revela a Junta de Freguesia local em comunicado de imprensa.
Trata-se, conforme sublinha a mesma nota, de um “valor acima da média regional” (que ronda os 73%) e “muito acima” da média nacional (que, no início desta semana, estava nos 66%).
Quando faltam cinco dias para a conclusão da fase de entrega, em São Martinho, já há zonas onde a distribuição e a validação das habitações encontra-se concluída, refere a mesma fonte.
Entretanto, os restantes recenseadores continuam a percorrer a freguesia, “não só para entregar a comunicação com os códigos mas também a apelar ao preenchimento do inquérito”, que deverá ser feito a partir do dia 19 deste mês, através da página censos2021.ine.pt.
Para o esclarecimento de dúvidas e agilização deste processo tem contribuído o Gabinete de Apoio criado pela Junta de Freguesia de São Martinho. Neste seguimento, a Junta vai disponibilizar, a partir da próxima semana, um E-balcão, nomeadamente a quem não tem acesso a um computador para efectuar o preenchimento on-line.
Este serviço funcionará das 09 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e poderá ser contactado pelo número 926 294 990 ou presencialmente (através de prévia marcação por telefone).
A Junta de Freguesia de São Martinho lembra que a resposta aos Censos é obrigatória, nos termos da Lei. Recorda ainda que todas as respostas são confidenciais, não podendo as mesmas serem divulgadas individualmente, nem utilizadas para outros fins que não os estatísticos. Os recenseadores do INE, que estão no terreno, encontram-se devidamente identificados.