Uma acção de formação da ANAFRE sobre o novo sistema de normalização contabilística para a administração pública e a contratação pública decorreu este sábado, em Câmara de Lobos, abrangendo 55 participantes, entre funcionários e autarcas de juntas de freguesias.
A iniciativa contou com a presença do vice-presidente do conselho directivo da ANAFRE, Jorge Amador.
O presidente da delegação da ANAFRE da Madeira, Celso Bettencourt, explicou ao DIÁRIO que a questão da nova norma contabilística é um tema importante, porque entrou em vigor este ano e existem algumas dúvidas. Por isso, a ANAFRE tem ido um pouco por todo o país fazer este tipo de formações.
Celso Bettencourt adiantou que ontem realizou-se uma reunião da delegação da ANAFRE da Madeira, onde foi abordado a lei das transferências das câmaras para a junta de freguesia, que carece de decreto legislativo regional, mas que ainda não está a ser tratado do ponto vista da Assembleia Legislativa.
Adiantou ainda o responsável que na Madeira já há um grupo criado, onde a ANAFRE está inserida, mas na realidade ainda não há uma luz ao fundo do túnel e muitas das juntas queriam ver a lei aplicada à Região para depois optarem ou não pela transferências de competências das câmaras para suas juntas.