A Casa do Povo da Ilha organiza entre os dias 28 de novembro e 05 de dezembro, a sua XXVII.ª Semana Cultural da Ilha. Esta edição terá como temática central, “Ruralidades, (Des)construção de uma visão cultural”, pois reflete a importância de preservar os nossos traços rurais, nas diversas formas atuais de cultura.
Esta Semana Cultural, de grande importância para a Instituição e para a localidade, tem tido ao longo destas edições, como foco principal a descentralização cultural e a aprendizagem não formal, conciliada com a divulgação da própria freguesia e concelho.
Exemplo disso, é a presença da exposição permanente da Casa do Povo da Ilha “Os tormentos do linho”, complementada com peças de linho e crochet da artesã local Laurinda Jardim; da exposição “Cestaria em palha de trigo”, do acervo do Museu Etnográfico da Madeira; a participação do Município de Santana com uma exposição alusiva à “Santana Madeira, Reserva da Biosfera” e a presença da artista do concelho, Alexandra Figueira com a exposição de fotografia “Do Mar à Serra”. Adicionalmente, estarão patentes nos espaços da Casa do Povo da Ilha, um espaço de sensibilização da responsabilidade do núcleo regional da Liga Portuguesa contra o cancro e uma mostra de livros para venda da Bertrand e da Direção Regional da Cultura.
A Semana terá um formato híbrido, será transmitida em direto através do canal naminhaterra.com e terá público presente, com lugares limitados, cumprindo com as recomendações de segurança emitidas pelo Governo Regional da Madeira.
Na abertura da Semana Cultural decorrerá no dia 28 de novembro, domingo, a partir das 14h15 e conta com a presença do Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia.A programação constam conferências, debates, pitchs, apresentação de livro, em adição aos momentos de cultura artística de qualidade, conforme o programa que se anexa.