A Junta de Freguesia de São Gonçalo promoveu um colóquio sob o tema “Um olhar sociológico sobre a construção Social da mulher”.
A freguesia de São Gonçalo, celebrou de forma intimista a celebração do Dia Internacional da Mulher, através de um colóquio temático seguido debate cuja a apresentação ficou a cargo de Dina Olim, socióloga residente em São Gonçalo e vogal do executivo de junta de freguesia.
Foram diversos os temas apresentados, tendo sempre como centralidade o papel da Mulher numa perspectiva histórica bem como o seu papel na sociedade ao longos dos tempos. Abrangendo a dicotomia presente nos tempos atuais acerca do perímetro do dilema conceptual entre o sexo biológico e o género social, Dina Olim, referiu a importância da mulher e apresentou diversos casos históricos onde a mulher destacou-se pela sua perseverança e capacidade de liderança.
O presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Tiago Freitas, disse que “é fundamental insistirmos numa sociedade mais inclusiva, como tal, preparamos este colóquio que serviu de aperitivo para uma conversa mais profunda com todas as participantes, onde as grandes mulheres da nossa freguesia de forma anónima partilharam as suas experiências e vivências.
Curiosamente destaco a diversidade multicultural que observamos nestas conversas soltas, uma vez que, se encontravam na plateia a assistir muitas mulheres venezuelanas, sendo que foi importante trocar conhecimentos e absorver as suas vivencias e partilhas.
Aproveitamos ainda para destacar o papel importante que as mulheres têm na nossa freguesia, apontando o exemplo de que a presidência da mesa de assembleia de freguesia é liderada por uma mulher, que cerca de 40% do executivo de freguesia é composto por mulheres e que a assembleia de freguesia é composta igualmente por os vogais do sexo feminino.”