Cerca de 30 crianças começaram, ontem, as atividades de tempos livres (ATL), promovidas pela Junta de Freguesia de São Martinho.
Ao longo de uma semana e meia, os participantes, cujas idades variam entre os 6 e os 12 anos, irão beneficiar de uma panóplia diversificada de atividades lúdico-didáticas. Desde de culinária, trabalhos manuais, atividade física e desportiva, jogos tradicionais, krav maga, judo, bowling, rally, peddy paper, mas também karaoke, cinema e sessões de sensibilização para o ciberbullying, prevenção rodoviária, educação ambiental, robótica, dança e música e até apoio ao estudo são algumas das atividades que serão promovidas.
Para além destas, haverá muito espaço para brincadeira livre ou em jogos de tecnologia.
A ideia, do presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, Marco Gonçalves, é garantir que “durante as férias da Páscoa as crianças, filhas de famílias trabalhadoras, se mantenham ocupadas em atividades pedagógicas e de lazer, em ambiente de harmonia e segurança”.
Este ATL resulta de uma parceria estabelecida entre a Junta de São Martinho e a Escola Francisco Fernandes, em cujas instalações irá decorrer, até ao dia 13 de abril.
“Queremos ocupar as nossas crianças, em atividades lúdicas e socioculturais, pensadas para promover seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social e, simultaneamente, libertar os encarregados de educação, neste período de interrupção letiva”, declarou, na ocasião, Marco Gonçalves.
Para além da Escola Francisco Fernandes, a Junta de Freguesia juntou ainda um conjunto de outros parceiros, de onde se destaca a PSP, a Câmara Municipal do Funchal, os Bombeiros Municipais, o campeão regional de rali Alexandre Camacho, a escola de condução Alternativa e instrutores das diversas modalidades desportivas, que irão dinamizar os diversos ateliês.
De acordo com o autarca, desde que o seu executivo tomou posse, foi definido como prioridade o “envolvimento da comunidade em todas as ações e iniciativas que desenvolvemos, no âmbito da política de coesão e desenvolvimento social, eixo prioritário das políticas de proximidade desta Junta de Freguesia”. A promoção da intergeracionalidade é outro dos objetivos, com ações que garantem a partilha de conhecimentos e experiências entre as crianças e os seniores.
As atividades decorrerão entre as 8 às 18 horas, todos os dias úteis, até o dia 13 de abril.