• São Jorge
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Casa, São Jorge
23 Abril, 2022

A vista é deslumbrante!

24 Abril, 2022 às 15:36

São Jorge foto: João Márcio Matos

– A vista é deslumbrante!
Sem tirar os olhos da imensidão e da grandeza das montanhas que a minha vista alcançava, sorri orgulhosamente à jovem que pela primeira vez, visitava o Miradouro da Boca das Voltas, situado no sítio da Ribeira Funda:
– Aqui sentimos o bater do coração da Laurissilva.
Contemplamos em silêncio tamanha dádiva da natureza, é como se tivessem pintado à mão, as montanhas, as árvores, os arbustos, o solo é uma espécie de tapete verdejante e em dias de sol, até parece brilhar.
Respiro fundo, sorrio para a jovem em jeito de despedida e sinto o cheiro do majestoso loureiro. Cheiro que parece estar entranhado naquele lugar.
Sigo viagem de coração cheio e sorriso no rosto, oiço o som de alguns pássaros e aprecio a imensidão da vegetação endémica, desde o til ao Barbusano, loureiro e até o Folhado. É longo o caminho até ao Posto Florestal do Cascalho, mas, assim que chego e avisto a velha camélia, todo o cansaço desaparece. Debruço-me sobre o velho “bardo” verde, olho para o céu, sorrio, e volto a contemplar a grandiosidade daquilo me envolve, que me “abraça”. Ali sinto a alma da Laurissilva.
Desço a velha vereda que dá acesso à Levada do rei e o cheiro a eucalipto é como um bálsamo refrescante e até tranquilizante. Rapidamente chego à Levada e começo a cruzar-me com os “nossos” e com os que nos visitam, que acabam por ser nossos também. Enquanto caminho e mais uma vez, deslumbrada pela paisagem, pela imensidão de verde, penso em todos aqueles que tornaram possível esta Levada em particular e em todas as Levadas que tornaram possível a distribuição de água por toda a ilha, acabando por tornarem-se percursos muito atractivos.
Tenho um profundo respeito, admiração e gratidão por todos aqueles que tiveram a coragem, inteligência e sabedoria de tornar o sonho possível. Hoje, alguns deles os que ainda estão entre nós, de cabelos brancos, rugas vincadas, mãos ásperas, dores no corpo, mas, a força, a coragem e a fé continuam a correr-lhes no sangue. Ou muitos deles não fossem nascidos e criados na freguesia de São Jorge. Que orgulho. Aos “nossos mais velhos”, obrigada, muito obrigada. Aos que saíram de casa para subir a montanha e construir levadas, aos ficaram no campo a trabalhar desde o amanhecer até anoitecer e a todas as mulheres que ficaram com as mãos “calejadas” de tanto bordar. Abençoados “São jorgenses”. Estamos de Parabéns.

Sandra Mendonça

Share

Publicações relacionadas

Dalila Cunha

23 Abril, 2022

Casa, São Jorge


Ler mais
23 Abril, 2022

Por mar, montanhas, montes e vales…


Ler mais

João Egídio de Andrade Rodrigues

23 Abril, 2022

A noite em que Amália Rodrigues cantou fado em São Jorge


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Casa do Povo de São Roque do Faial assinala Dia do Bom Pastor no domingo
  • Santa Maria Maior promove concurso de pintura ‘Criarte’
  • 40 especialistas na Educação de Adultos vão ser recebidos na EB23 da Torre
  • Casa do Povo de São Roque do Faial ensinou a gerir os medicamentos
  • Imaculado reúne 165 participantes no Porto Santo numa iniciativa de convívio e inclusão
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.