O Curso de ‘Literacia Digital’ que arrancou ontem em São Roque conta com 14 formandos residentes na freguesia. Uma iniciativa da Casa do Povo de São Roque, através do Pólo de Emprego local, em parceria com a Escola do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, fruto de um protocolo assinado ontem.
O objectivo desta formação de 25 horas é dotar os utentes do Polo de Emprego e da Casa do Povo de ferramentas de informática.
“Perspetiva-se que, no término da formação, os utentes consigam utilizar com autonomia os dispositivos digitais, quer sejam portáteis, tablets ou telemóveis e realizar os procedimentos que sejam necessários, para manusear os equipamentos, navegar na internet e utilizar o correio eletrónico”, elencou o presidente da Casa do Povo de São Roque.
Pedro Gomes adiantou que a turma tem 14 formandos de várias faixas etárias e habilitações literárias, e com conhecimentos distintos nesta área. “Para uns isto é uma novidade, alguns estão a começar e outros pretendem adquirir mais conhecimentos”, explicou.
O dirigente lembrou que as novas tecnologias têm uma grande importância e impacto na vida das pessoas, invadindo todas as áreas do quotidiano, incluindo a educação, a área profissional e do lazer. “É fundamental que as pessoas estejam informadas e saibam como comunicar e trabalhar na era digital”, sublinhou.
Pedro Gomes garantiu que “este é o primeiro curso de muitos outros que serão promovidos pela Casa do Povo, em parceria com a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, de forma a dotar os inscritos no Polo de Emprego de mais ferramentas, facilitando assim a entrada no mercado de trabalho”.
Aproveitou para agradecer à Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, por toda a colaboração prestada, na pessoa dos Professores Nuno Jardim e Alexandra Gouveia, assim como, pela cedência dos recursos materiais e humanos, pois sem isso, seria impossível a concretização desta formação. Agradeceu ainda à Professora Alice, responsável por ministrar a formação.